Olimpíada Brasileira de Matémática abre inscrições

Em 2013, a OBM envolveu mais de 200 mil estudantes e professores. Foto: Reprodução

Estão abertas até o dia 09 de maio as inscrições para a 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e privada de todo o País. A inscrição é gratuita e as instituições interessadas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível aqui.

Além de promover a melhoria do ensino da matemática e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral, a olimpíada seleciona estudantes para formar as equipes que representarão o Brasil em disputas internacionais.

Os alunos que participam da OBM são divididos em quatro níveis: os do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; os do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; os do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3; enquanto os estudantes de graduação participam do nível universitário.

Em 2013, a OBM envolveu mais de 200 mil estudantes e professores. Este ano, a prova da primeira fase será realizada nas instituições cadastradas no dia 06 de junho. A segunda fase, que também acontece nas escolas, ocorrerá em 21 de setembro; já a terceira e última etapa, nos dias 26 e 27 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

PREMIAÇÃO

A premiação prevê medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas serão convidados a participar da 18ª Semana Olímpica, a ser realizada em janeiro de 2015. Os estudantes também terão a oportunidade de participar do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de matemática.

SOBRE A OBM

Criada em 1979, é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Ministério de Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Fonte: OBM