OPORTUNIDADE – UEA começa seleção para auxílio moradia em São Gabriel da Cachoeira

No Amazonas, é comum estudantes se mudarem para cursar a Universidade. A distância entre algumas comunidades do Estado e os núcleos acadêmicos é um grande desafio para pessoas do interior do Amazonas que pretendem ingressar no ensino superior. Devido a esta situação, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está implantando o “auxílio-moradia”, um benefício para estudantes de baixa renda que precisam ir a outras cidades para estudar.

Siga a SECT no Twitter!

A universidade já iniciou a implantação do programa em Manaus, Lábrea (702 quilômetros da capital) e São Gabriel da Cachoeira (825 quilômetros de Manaus). Na capital, o projeto piloto contou com 12 vagas para alunos de outros municípios, que devem ter nomes divulgados até o fim deste mês. Durante as inscrições, realizadas em julho, os estudantes preencheram requerimento e formulário socioeconômico e tiveram que apresentar uma série de documentos, como declaração de matrícula, comprovante de renda familiar e comprovante de residência do município de origem e da moradia atual. Agora, em São Gabriel da Cachoeira, o Serviço Social está realizando seleção com os alunos que não possuem residência na cidade, no período de 13 a 16 de setembro.

Os universitários aprovados na seleção serão responsáveis pela locação do imóvel e pela entrega da cópia do contrato de aluguel, com registro em cartório.

Auxílio-moradia

Os alunos selecionados pelo programa receberão R$ 400 mensais por seis meses. A bolsa poderá ser renovada a cada semestre até o final do curso. Segundo o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Aleam), deputado estadual Sidney Leite (DEM), “o modelo atual de moradia para universitários, que funciona com a “Casa do Estudante”, gera uma despesa alta de construção, locação e manutenção. O auxílio-moradia vai reduzir custos e dará aos estudantes mobilidade e comodidade para escolher o imóvel que irão alugar para morar”.

ASCOM/SECTAM, com informações da UEA e do Portal Amazônia