Cientistas criam orelha artificial humana
Cientistas americanos dizem que deram mais um passo para criar uma orelha humana a partir de células de pacientes. Com base numa nova técnica de engenharia de tecido, eles têm cultivado uma orelha a partir de tecido animal.
A orelha tem a flexibilidade de uma real, dizem os pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston. A técnica pode ser usada para ajudar pessoas com deformação de orelhas. A engenharia de tecidos está crescendo como campo na ciência médica, onde órgãos substitutos são feitos em laboratório na esperança de usá-los para substituir os que foram danificados.
Antes, os pesquisadores já tinham feito orelhas artificiais, do tamanho de bebês, para ratos. No último experimento, publicado no Journal of the Royal Society Interface, foram usados tecidos vivos de vacas e ovelhas, que cresceram numa armação de arame flexível. Ela foi implantada num rato que teve o sistema imune suprimido para permitir que a orelha crescesse.
“Podemos manter a forma da orelha depois de 12 semanas de crescimento no rato. E então podemos manter a flexibilidade natural da cartilagem”, explicou o pesquisador Thomas Cervantes. As células cresceram numa estrutura de arame de titânico que foi modelada nas dimensões de uma orelha humana real.
Fonte : O Globo