Ossos criados em impressora 3D implantados com sucesso na China

Médico militar chinês ajusta prótese no modelo do osso sacro-ilíaco original. Foto: Reprodução

Em Xi’an, capital da província chinesa de Shaanxi, próteses de titânio fabricadas em uma impressora 3D foram implantadas com sucesso em três pacientes sofrendo de câncer na medula óssea. Os procedimentos aconteceram em março e abril e os pacientes estão em boas condições. Os ossos são uma clavícula, uma escápula e uma parte de ilíaco.

Com a impressão 3D foi possível evitar algumas das complicações envolvidas no procedimento com próteses tradicionais. Imagens por computador foram usadas para projetar uma clavícula do tamanho exato do osso original do paciente. A prótese foi criada por meio de uma tecnologia a laser que fundiu pó de titânio de modo que o material assumiu o formato desejado. Com a prótese de dimensões perfeitas, diminuíram os riscos de infecções e mau ajuste no corpo do paciente.

Além disso, as próteses de titânio são mais leves, densas e a textura da superfície externa é mais suave e porosa, o que propicia o crescimento de tecidos musculares, ósseos e cartilaginosos em torno do implante, reduzindo também o risco da formação de líquidos na região.

Fonte: O Globo com sites