Palestra Clima Organizacional reúne colaboradores da Fapeam e da SECTAM

Momentos de descontração e reflexão marcaram a palestra ‘Clima Organizacional’ ministrada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mário Queiroz Pierre Filho, voltada aos colaboradores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM), ocorrida na tarde de quinta-feira (28/07), no Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O objetivo da palestra foi promover a integração entre os colaboradores, estimulando a proatividade dos mesmos no desenvolvimento de suas atividades interpessoais na Instituição.

Siga a SECTAM no Twitter!

O palestrante, doutor em Gestão Estratégica pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), acredita que o tema pode ajudar a FAPEAM a alcançar seus objetivos e metas dentro do contexto estratégico-organizacional. “Temos que compreender a organização como um ser vivo. Então, é necessário fazer a nossa parte para atingir os objetivos. Essa palestra traz uma conscientização desse valor da qual precisamos ter um clima organizacional saudável e produtivo para que a instituição cumpra sua missão”, completou.

A importância da cumplicidade organizacional 

A partir da cumplicidade organizacional, o professor Pierre acredita que, a partir daí, pode-se mudar a forma das relações interpessoais no contexto da Instituição, permitindo que ela alcance seus objetivos.

Durante a palestra, Pierre deu várias dicas e exemplos de como se ter uma vida saudável. Disse ainda que o indivíduo estressado tende a estressar os que estão ao seu redor e manter a tranquilidade é fundamental na execução das ações. “Cada colaborador dentro da Instituição é importante para o bom funcionamento do sistema”, afirmou.

Expectativas e participação ativa dos colaboradores da FAPEAM

Nesse primeiro encontro, o professor Pierre avaliou positivamente a participação dos colaboradores. “Já realizei palestras em outras instituições em que as pessoas eram bastante sisudas. Aqui não. Eu vi pessoas alegres, felizes, contentes com o trabalho que executam”, ponderou.

Para a professora Maria Olívia Simão, diretora-presidenta da FAPEAM, a expectativa da palestra realizada é criar uma cultura de motivação e de reflexão do colaborador para que ele possa traçar uma trajetória de melhorias para a sua vida, que irá impactar positivamente, tanto no pessoal quanto no profissional. “É um momento de descontração, mas que também traça delineia esse processo de uma forma muito divertida, levando o colaborador a ter momentos de reflexão”, explicou.

Participação da SECTAM

A secretária do chefe de Departamento de Administração e Finanças da SECTAM, Irlene Maria Pessoa, foi à palestra para aprender mais sobre o clima organizacional.

“Eu nunca tinha participado de uma palestra tão interessante como essa. Gostei muito porque foi bastante divertido, nos fez até esquecer o cansaço. O Pierre procurou colocar o objetivo dele que foi falar sobre a organização dentro de um contexto altamente diferente dos outros e essa palestra vai provocar uma mudança nas atitudes de cada um como profissional e pessoa também”, afirmou.

Palestrante possui larga experiência

Pierre Filho já ministrou palestras por todo o País e por países europeus como Portugal, Espanha e França. “O objetivo foi mostrar aos participantes que a produtividade é preponderante. As organizações produtivas geralmente têm um bom clima interno, ao contrário das organizações improdutivas”, ressaltou.

Fonte: ASCOM/SECTAM, com informações de Agência Fapeam, por Sebastião Alves e Nefa Costa