Parcerias para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação

01/12/2011 – “Como bem disse a professora Bertha Becker, chega da Amazônia ser almoxarifado de reservas naturais para o Brasil e para o  mundo”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, durante abertura do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), na manhã desta quinta-feira (1º/12), no Centro de Convenções do Studio 5, em Manaus. Durante o evento, foram assinadas parcerias entre 14 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e duas instituições francesas de pesquisa. O evento continua na sexta-feira (2/12), confira na programação.

Siga a SECTAM no Twitter!                              

O encontro reúne 14 presidentes das FAPs, os secretários estaduais de Ciência e Tecnologia de todo o Brasil e representantes de instituições de ensino e pesquisa internacionais como a Bill & Melinda Gates Foundation dos Estados Unidos, a Centre National de La Recherche Scientifique da França e o International Science and Technology Partnerships do Canadá. Também participam o embaixador da França, Yves Saint-Geours e o Adido de Ciência e Tecnologia da Embaixada da França, Eric Bourland, o embaixador da Bélgica, Claude Misson. O secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Rodrigues Elias, participou do Fórum por meio de videoconferência no Skype.

O secretário Odenildo Sena, que também é presidente da Consecti, ao lembrar mais uma vez a professora Becker, comentou que a Amazônia é uma região muito sofisticada e como tal precisa ser tratada com sofisticação e isso só pode ser feito com a ciência. “Compartilho com todos vocês o desejo de que o “outro Brasil” se decida sobre a Amazônia e essa decisão tem que vir sob a forma de ação”, enfatizou o secretário. “O Governo do Estado está fazendo sua parte investindo em pesquisa e em formação de recursos humanos, mas é preciso uma ação conjunta com o Governo Federal para acelerar a produção do conhecimento e a geração de emprego. Só com a geração do conhecimento teremos condição de preservar a Amazônia”, disse o secretário.

Investimentos – Durante a abertura, o governador do Amazonas, Omar Aziz, ao falar sobre os investimentos que estão sendo realizadas em pesquisa ressaltou que “cabe a nós encontramos alternativas econômicas através de pesquisas, por isso o nosso investimento nessa área tem sido uma das áreas que mais estamos investindo” informou o governador.   

Durante o seu pronunciamento, o govenador foi enfático ao comentar uma das metas a ser alcançada. Ele explicou que 99% das empresas do Distrito Industrial não investem nenhum recurso em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Amazonas e estão investindo em outros lugares. “Nós, como governo, vamos fazer essa mudança. As empresas terão a obrigação de investir dentro da Pesquisa & Desenvolvimento aqui no estado do Amazonas, pois é aqui que elas estão presentes”, declarou o governador.

CBA – O governador também abordou a situação em que se encontra o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) que corre o risco de fechar. Segundo Omar Aziz, há dez anos e até hoje, os ministérios da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e da Indústria e Comércio não se reuniram para definir o arcabouço jurídico de como o CBA deve funcionar. Diante dessa situação, comenta o governador, “não se pode captar recursos e não se pode trazer investimentos para fazer aquilo que todo mundo exige, mas que na prática ninguém quer fazer, que é a pesquisa e a inovação tecnológica na Amazônia.  O governador fez um apelo para que nesse encontro seja redigido um documento para a presidente da República, ministérios da Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Indústria e Comércio exigindo que se tenha uma decisão sobre algo importante que é o Centro de Biotecnologia da Amazônia.

Parcerias – Na ocasião, foi assinada uma parceria entre a Consecti, Confap e as duas instituições francesas (o Institut Nacional de Recherche em Informatique et em Automaquique – Inria, e o Centre National de la Recherche Scientifique-CNRS) com o objetivo de alicerçar as atividades CT&I.

Conforme disse Mario Neto, presidente da Confap, essas parcerias foram resultado de uma vista feita à França em outubro. “É um momento importante e um avanço essa parceira com a França e a aproximação com o Inria e o CNRS e as 14 FAPs “, ressaltou.    

Imagem 2: Secretários de C&T de todos os estados brasileiros e 14 presidentes das FAPs participam do Fórum, juntamente com representantes de instituições norte-americanas, canadenses, belgas e francesas

Imagem 3: Governador Omar Aziz (Crédito fotos: CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM: Vladimir Sampaio)

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, por Luciete Pedrosa