Parintins abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas
AGÊNCIA CT&I AMAZONAS, DENISON SILVAN E MARLÚCIA SEIXAS
Com a participação de estudantes e professores, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), abriu oficialmente em Parintins, nesta-segunda-feira (21), a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013).
O evento de abertura contou com a presença do titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, do diretor do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Parintins, David Xavier, e do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Carlossandro Albuquerque.
Segundo Sena, o motivo da escolha de Parintins para sediar a abertura da SNCT deve-se principalmente à pujança do município no campo de CT&I, que se tornou marcante graças à presença das instituições de ensino na cidade, dentre essas a UEA, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
“A abertura da SNCT em Parintins é um fato histórico, representativo do quanto este município cresceu e se fez presente no campo de ciência, tecnologia e inovação no Amazonas”, esclareceu o secretário.
A palestra “Novo Mapa da Ciência Brasileira”, proferida por Odenildo Sena, revelou que este novo cenário da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas se insere num conjunto de fatores que vai desde a ampliação dos campi das universidades federais no interior à formação de mais mestres e doutores.
Para ele, o divisor de águas neste cenário foi a criação, em 2003, do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, capitaneado pela SECTI-AM, que agrega a UEA, como centro de pesquisa universitária, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), instituição fomentadora de todas essas mudanças.
FAPEAM
A relevância da Fapeam para o avanço em CT&I no Amazonas é percebida em todas as atividades da SNCT, na UEA de Parintins. As pesquisas apresentadas, exposições e demais apresentações são resultados de projetos apoiados pela instituição.
Nesses dez anos de sistema público de CT&I no Estado, a Fundação possibilitou a formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, com destaque para a formação de mestres e doutores.
Em 2002, o Amazonas contava com aproximadamente 400 doutores concentrados na Ufam e, atualmente, o quantitativo se aproxima de 2 mil doutores. “Esse número atual é bom, mas ainda é pouco, porque começamos relativamente tarde a montar nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação, por isso temos ainda muita estrada pela frente”, revela o secretário.
Para David Xavier, os resultados dos investimentos em recursos humanos já são perceptíveis e anunciou que na UEA de Parintins a maioria dos professores tem mestrado ou doutorado. “É importante que a comunidade acadêmica reflita acerca da sua produção científica e socialize esses conhecimentos com a sociedade, que é a beneficiária direta de tudo o que é produzido na academia”, disse.
ATIVIDADES
A UEA tem participado intensamente das atividades da 10ª. SNCT. De acordo com o professor Carlosssandro Albuquerque, todos os centros, núcleos e escolas da UEA, tanto na capital como no interior, estão envolvidos na Semana, atingido um público interno de 15 mil alunos da universidade.
Ele avalia que estas ações fortalecem a interiorização da produção acadêmica da universidade e promovem a aproximação com a comunidade amazonense. “Atualmente, a UEA é a maior instituição de ensino com atividades desenvolvidas na SNCT no País”, revelou.
Em Parintins, as ações da SNCT organizadas pela UEA levaram ao campus não só estudantes de graduação, mas também dos ensinos fundamental e médio.
As atividades foram coordenadas pelos professores Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki, de Astronomia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp-UEA), e por Adriano Márcio dos Santos, mestre em física, com doutorado e pós-doutorado em tecnologias energéticas e nucleares.
Até a sexta-feira (25) acontecem também atividades lúdicas e apresentações culturais.
SNCT EM MANAUS
Em Manaus, abertura oficial da 10ª SNCT acontece na quarta-feira (23), às 10h, na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.
As ações visam sensibilizar os participantes sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, e relacionar as contribuições da ciência e da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida.
Agência CT&I Amazonas, por Denison Silvan e Marlúcia Seixas