Parintins tem sete projetos selecionados pelo RH Interiorização

A previsão é de que a implementação ocorra a partir deste mês. Foto: Reprodução

O município de Parintins (distante 369 quilômetros da capital) teve sete projetos selecionados por mérito pelo Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização – Fluxo Contínuo).

O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que visa conceder bolsas de mestrado e doutorado a profissionais residentes no interior do Estado para a formação de recursos humanos. Para esta decisão será disponibilizado R$ 385.391,00 mil.

A lista com os nomes dos contemplados foi divulgada na segunda-feira (30). Trata-se dos inscritos até o dia 15 de maio de 2014 e o resultado refere-se à quarta chamada do Edital 003/2014. A previsão é de que a implementação ocorra a partir deste mês.

Ao todo inscreveram-se 11 proponentes, sendo que quatro não foram enquadrados pelo Departamento de Análises de Projetos da (Deap/Fapeam) por não atenderem aos critérios estabelecidos pelo edital.

Entre os contemplados está um pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e um do Instituto de Educação do Amazonas (Ifam/Campus Parintins).

Os projetos selecionados irão trabalhar os mais diversos assuntos, por exemplo, ‘A negrura presente em Clio: a representação do negro na historiografia do Amazonas’; ‘Passado de luta e resistência social na Amazônia: uma análise sobre o processo de formação das comunidades rurais na região de Vila Amazônia, município de Parintins’; ‘Política de Assistência Social e Intervenção na Pobreza: impasses e estratégias do Programa Bolsa Família no Combate à pobreza no município de Parintins-AM’.

Confira a lista com os nomes dos contemplados.

Fonte: Agência Fapeam, por Luís Mansuêto