Participação da UEA na SNCT tem atividades na capital e em 10 municípios do interior
A 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece de 17 a 20 de outubro. Neste período, serão realizadas, simultaneamente, em todo País, atividades de difusão e socialização de conhecimentos científicos e tecnológicos voltadas ao tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.
No Amazonas, a programação acontecerá em diversos lugares da capital e nos 61 municípios do interior. Em Manaus, o destaque fica por conta da “Estação Ciência”, que funcionará no Clube do Trabalhador do Sesi, no bairro Aleixo, zona Leste da capital, no período de 17 a 20 de outubro. No local, haverá uma mostra de projetos desenvolvidos por diversas instituições da área de CT&I, incluindo a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Durante a Semana, a UEA realizará 66 atividades que atendem desde alunos do Ensino Fundamental até idosos a partir de 60 anos. As ações estão distribuídas nas unidades da capital e de 10 municípios do interior: Barcelos, Beruri, Boca do Acre, Carauari, Lábrea, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Tefé.
A programação inclui lançamento de livros, minicursos, palestras, conferências, oficinas sustentáveis para a terceira idade, apresentação de teatro e dança, além de oportunidade para aferir pressão e glicemia e, ainda, receber aplicação de flúor por membros do projeto UEA Cidadã. A Universidade também estará de “Portas abertas” nas unidades da capital e interior com o objetivo de aproximar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.
SOBRE A SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004. Ela tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros. Considerada o maior evento da área e promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a SNCT tem, no Amazonas, a coordenação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM).
Fonte: UEA