Peça arqueológica encontrada no centro de Manaus é exibida no Musa

23/01/12 – Uma urna funerária de pelo menos 800 anos é a nova estrela da Tenda do Musa montada no Jardim Botânico de Manaus. Esta é a primeira vez que a peça é exposta ao público.

Siga a SECTAM no Twitter!

Encontrada durante a reforma do Paço da Liberdade realizada no ano de 2008, a urna foi produzida por etnias que viveram na região do centro de Manaus entre os séculos VI e XIII, período conhecido pelos arqueólogos como Fase Paredão.

A peça chama a atenção pelo tamanho: quase 1 metro de altura. No entanto, são os detalhes que fornecem as informações mais preciosas. O visitante atento irá observar que a peça possui duas cabeças modeladas logo abaixo do gargalo. Pequenas, as "cabecinhas" são um dos principais indicadores de que a urna foi produzida na Fase Paredão.

"É uma decoração típica, encontrada somente na cerâmica desse período”, explica a arqueóloga Silvia Cunha Lima.

 

Detalhe da cabecinha no gargalo da urna. Aplicação permite datar a peça entre os séculos VI e XIII (Autoria: Vanessa Gama/Acervo Musa).

Consultora do Musa, Silvia é especialista em conservação de artefatos arqueológicos e foi a responsável pelo restauro da urna em exibição Jardim. "Não há muitos dados sobre o contexto da peça, pois o ambiente onde foi encontrada já estava bastante deteriorado. Havia, no entanto, vestígios de sepultamento, o que pode indicar seu uso como urna funerária, ou seja, para o enterro de mortos."

A urna foi cedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para exibição no Musa. "É muito importante conseguir expor a peça em Manaus porque é um modo de a população conhecer o patrimônio da região", avalia Silvia.

A nova urna foi integrada ao conjunto de peças arqueológicas, aquários e plantas da exposição "O que se encontra no encontro das águas". A exposição fica aberta de 3ª a domingo das 08h às 12h e das 13h às 16h30. A entrada é gratuita. O Jardim Botânico de Manaus fica na Avenida Uirapuru s/nº, Cidade de Deus – como chegar. Escolas e grupos podem agendar visitas pelo telefone (92) 3582-2929 ou pelo endereço musa@museudaamazonia.org.br.

Fonte: Musa