Pesquisa da Ufam aponta relação do rap com a interação social

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do curso de Ciências Sociais, identificou a importância da relação de uma vertente do Hip-Hop com a sociabilidade. O trabalho intitulado ‘Rap e Sociabilidade: análise das redes e formas de sociabilidade urbana do rap na cidade de Manaus/AM’ foi desenvolvido pelo estudante de Sociologia, Rodrigo Barbosa Duarte. O estudo contou com a orientação da Professora Doutora em Antropologia, Márcia Regina Calderipe Farias Rufino.

A pesquisa foi desenvolvida com base em levantamento bibliográfico e contato com movimentos do Rap e se propôs a mapear o circuito, a produção cultural e os espaços sociais dos participantes.

O levantamento apontou que o movimento é construído e produzido, em sua maioria, pelos jovens e identificou, ainda, três formas de interação: a sociabilidade de rua, a sociabilidade e a sociabilidade cultural.

O trabalho foi apresentado no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic) realizado em Dezembro de 2012 na Ufam.

Rodrigo Duarte foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

SOBRE O PAIC

Esse programa apoia, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Ouça a reportagem completa aqui

 

Fonte: Agência Fapeam, Manoela Moura/Rádio com Ciência e David Simplício/Edição de Áudio