Pesquisa desenvolvida pelo PCE será apresentada na SBPC
Trabalhando com música, dança e teatro como ferramentas de combate ao uso de drogas ilícitas, professores da Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, no bairro Amazonino Mendes, zona leste de Manaus, conseguiram reduzir a evasão escolar, o baixo rendimento dos alunos e os focos de violência no entorno da escola.
As atividades teatrais que têm mudando a vida dos jovens fazem parte do projeto de pesquisa ‘Enamorados pela vida’, realizado desde 2011 com aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O projeto foi um dos selecionados pelo Programa Ciência na Escola (PCE).
Os resultados foram tão perceptíveis que este ano, sob a coordenação da professora, Ariadene Santos Sousa, os alunos participantes do projeto apresentarão o estudo na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Eles participarão da sessão de pôsteres no dia 23 deste mês. A coordenadora geral do PCE, Maria de Fátima Nowak, também estará presente para relatar os resultados obtidos pelo Programa.
A 66ª Reunião Anual da SBPC será realizada no período de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, no Acre.
SESSÃO DE PÔSTERES
A sessão de pôsteres abre espaço para investigações já concluídas por professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Participam profissionais e estudantes das áreas de Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Artes, Letras e Linguística.
Os resumos dos trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres serão publicados em livro eletrônico, no site da SBPC, a partir de outubro deste ano. Ao todo, serão apresentados 1.594 trabalhos, sendo 1.212 referentes a pesquisas científicas e práticas de ensino-aprendizagem.
SOBRE A SBPC
Durante os cinco dias da 66ª Reunião Anual da SBPC, também estão previstas atividades voltadas para os estudantes do ensino básico (SBPC Jovem), uma mostra de ciência e tecnologia (ExpoT&C) e a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura (SBPC Cultural).
Veja a programação da 66ª Reunião da SBPC
SOBRE O PCE
O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. O PCE é o resultado de uma parceria entre a Fapeam, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação.
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho