Pesquisa e Inovação Tecnológica são temas de debates no Ifam

Com a finalidade de fomentar a interação entre pesquisadores, estudantes e empresas, o Seminário sobre Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (Ifam) reuniu um número considerável de participantes na tarde desta quinta-feira (22), no Campus Centro, para debater o tema “Pesquisa aplicada e Inovação Tecnológica como processo de Desenvolvimento Regional”.

Uma das instituições convidadas, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) foi representava pelo secretario executivo adjunto, Eduardo Taveira, que explanou sobre a política de inovação tecnológica no Amazonas.

Taveira fez uma análise do cenário nacional e regional de incentivos a pesquisa e investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), destacando a importância das parcerias entre instituições para o desenvolvimento. “O papel da SECTI-AM é de supervisionar e coordenar as políticas de C&T no Amazonas, mas cada um teve uma função importante para esse aumento de mais de 1.000% em investimentos na área” disse.

I ENCONTRO DE PESQUISADORES COM EMPRESAS

Juntamente a palestra ocorreu o I Encontro de Pesquisadores com Empresas, que contou com a participação de representantes da Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inap) e Petrobras.

Segundo a Pró-reitora de Extensão do Ifam, Sandra Magni Darwich, o encontro teve o objetivo de conhecer a necessidade das empresas e a demanda no desenvolvimento de produtos, além de mostrar os projetos de extensão do Ifam que podem ser usados como solução no mercado. “A idéia é aproximar a academia e articular em um  futuro próximo parcerias para desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para empresas e contribuir com o crescimento regional”, comentou.

ATIVIDADES PARALELAS ENRIQUECERAM O SEMINÁRIO

Além das palestras e do Encontro entre pesquisadores e empresas, uma serie de atividades foram realizadas paralelamente, como o V Encontro Regional do Núcleo de Formação Inicial e Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura (NUPA Norte 1); o Encontro de Gestores do Programa Mulheres Mil – desenvolvido no Ifam do município de Tabatinga, dá escolaridade básica e qualificação profissional em corte e costura para mulheres de baixa renda; exposições dos 10 campus do Instituto Tecnológico espalhados pelo Amazonas, e oficinas para elaboração de projetos cientificos e planos de negócios.

O seminário acontece até hoje, 23, com encerramento previsto para às 18 horas.

CIÊNCIAemPAUTA, Laize Minelli

Edição: Carlos Fábio Guimarães