Pesquisa mostra que dificuldade para engravidar pode ser herdada

A idade em que a mulher decide ser mãe é considerada o fator mais decisivo para prever se a tentativa de engravidar terá sucesso. Sabe-se que, depois dos 35 anos, a quantidade de óvulos férteis decai significativamente, diminuindo bastante as chances da gestação.

Um estudo conduzido pelo Hospital Universitário de Copenhague, porém, demonstrou que outra variável pode influenciar nessa questão: a hereditariedade. Os pesquisadores constataram que existe uma forte relação estatística entre a idade em que a mãe entrou na menopausa e o reservatório de óvulos da filha, independentemente da faixa etária em que ela se encontra.

Há muito tempo já foi demonstrado que mulheres cujas mães entraram na menopausa antes do tempo previsto, com menos de 45 anos, correm risco de passar pela mesma situação. O estudo dinamarquês, porém, é o primeiro a fazer uma relação entre a menopausa materna e a redução anual da quantidade de óvulos, mesmo em mulheres que ainda se encontram no período reprodutivo.

O trabalho, publicado no jornal científico Human Reproduction, avaliou 527 voluntárias, que responderam a questionários e fizeram dois testes utilizados para prever o potencial fértil da mulher.

Fonte: Correio Braziliense, por Paloma Oliveto