Pesquisa percorre Solimões-Amazonas para estudar biodiversidade

30/01/12 – Um grupo formado por cerca de 50 pesquisadores iniciarão o programa de pesquisa “Mudanças climáticas e biodiversidade em lagos na Bacia Amazônica: Como promover a sustentabilidade ecológica e econômica (Clim – FABIAM). O projeto será executado pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e conta com um financiamento de 3,2 milhões de euros. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será a única instituição do Estado que participará do projeto, que terá a duração de três anos.

Siga a SECTAM no Twitter!

De acordo com os pesquisadores, o programa alcançará aproximadamente 90 mil km², analisando as áreas de inundações do corredor fluvial Solimões-Amazonas, começando por Tabatinga e indo até o Estado do Pará; “Estudaremos a biodiversidade terrestre e aquática no sentindo transversal ao escoamento do rio. Partiremos da ‘terra firme’, avançando até o leito principal. Almejamos analisar também o sentido longitudinal do corredor fluvial, de oeste a leste”, afirmou a pesquisadora Joecila Santos da Silva.

A pesquisa estudará os fatores ambientais responsáveis por controlar a ligação existente entre a biodiversidade aquática e terrestre nas áreas de inundação. O Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido (Cestu) proverá medidas de variação dos níveis das águas complementando as analises da biodiversidade. Os levantamentos possibilitarão as medidas em locais não instrumentados pela rede de monitoramento tradicional instalada na região Amazônica.

Fonte: Portal Amazônia, com informações da UEA