Pesquisa resgata história das bolas das Copas do Mundo de Futebol

A pesquisa iniciou em junho, concomitantemente a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Foto: Adidas

A bola é o principal material que compõe uma partida de futebol, sem ela não haveria jogo. A partir da primeira partida de futebol em Copa do Mundo, em 1930, começou-se a elaborar modelos de bolas especialmente para a competição.

Ao longo dos anos, as bolas passaram a significar, além das partidas de futebol, a história dos países que sediaram a competição e o momento histórico da realização da Copa do Mundo.

Para analisar como se deu a história das bolas das Copas do Mundo de Futebol realizadas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), o professor de Educação Física da Escola Municipal São Francisco, em Manaus, Hélio Matias de Oliveira, está desenvolvendo um projeto de pesquisa para também retratar a história dos países que sediaram a competição.

Intitulado “As bolas da Copa do Mundo da Fifa de 1930 a 2014”, o estudo é financiado pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do  Programa Ciência na Escola (PCE).

A escola fica localizada na comunidade de São Francisco, na margem esquerda do Rio Amazonas, na zona rural de Manaus. Ele informou que o projeto também tem como objetivo difundir o esporte na comunidade rural por meio da aprendizagem científica.

“Faremos uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando a técnica de investigação com pesquisa bibliográfica e documental. Também serão utilizadas observações, uso de softwares e almanaques para investigar, identificar e mostrar a história das bolas das Copas do Mundo de Futebol”, disse.

BOLA HISTÓRICA

A pesquisa iniciou em junho, concomitantemente a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, e ao final do estudo, em outubro deste ano, será confeccionada uma bola de um metro e meio que retratará a história das bolas utilizadas na competição ao longo dos anos.

Saiba mais sobre a história das bolas da Copa do Mundo

“Para apresentar os dados da pesquisa será confeccionado uma bola gigante, com um metro e meio de diâmetro, contendo 20 gomos. Cada gomo terá um resumo histórico de cada bola utilizada em cada uma das edições das Copas desde 1930. A bola ficará disposta no chão e as pessoas poderão girá-la para obter informações sobre as demais bolas”, informou o pesquisador.

SOBRE O PCE

O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. O PCE  é o resultado de uma parceria entre a Fapeam, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação. 

 Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho