Pesquisador Sênior avalia trabalhos de acadêmicos do PAIC/FCECON
Nos dias 21 e 22 de março, acadêmicos do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (PAIC/FCECON) submetem seus trabalhos à avaliação prévia do pesquisador sênior e professor da Universidade de São Paulo (USP), José Eduardo Levi.
Pesquisador Sênior é uma modalidade de cientista que possui uma larga experiência em pesquisas, geralmente em média 15 anos. Lévi ingressou na FCECON em setembro de 2012, com algumas atribuições como apoiar o desenvolvimento das atividades promovidas pela Diretoria de Ensino e Pesquisa, instigar o aumento do nível de produção dos trabalhos, além de interagir com acadêmicos, residentes, profissionais e membros do quadro de pesquisadores.
Paralelo a isso, o pesquisador desenvolve no estado um estudo, junto à Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCECON sobre HPV em mulheres com câncer de colo de útero e sadias no Amazonas, já que o pesquisador é doutor em virologia e membro da equipe de pesquisa do Instituto de Medicina Tropical da Universidade do Estado de São Paulo (IMT/USP), bem como, do Conselho Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos HPVs.
PAIC
No caso do PAIC, será a primeira avaliação desde que a segunda turma de acadêmicos foi selecionada para participar do programa, em julho de 2012. No mesmo mês deste ano, será a apresentação final das pesquisas desenvolvidas por universitários das diferentes áreas da saúde.
O PAIC foi implantado na Fundação Cecon em julho de 2011. A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, adiantou que, em maio de 2013, será lançado um novo edital aos interessados em fazerem parte da terceira turma e ingressarem na carreira científica a partir do desenvolvimento de pesquisas na área oncológica.
Os resultados serão publicados em revistas da área e ajudarão, na prática, a melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes, promovendo a qualidade de vida aos mesmos, uma vez que a instituição é reconhecida como referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental. Os detalhes serão divulgados em breve no site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br).
Fonte: Susam