Pesquisadora atualiza realidade sobre os contrastes sociais em Manaus

09/08/2012 – Em aproximadamente três meses, o mercado de publicações local contará com a atualização de indicadores socioeconômicos de Manaus. A obra vai permitir um entendimento sobre as processualidades e mutações ocorridas na realidade social da capital do Estado do Amazonas na década passada (2000-2004).

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página SectiAmazonas no Facebook!

De acordo com a coordenadora da obra, Norma Bentes, o livro traz atualizações que complementam o panorama social exposto na primeira edição do livro, de 2005. Segundo a coordenadora da publicação, essa primeira pesquisa ocorreu no período de 2000 a 2004 e objetivou fazer um diagnóstico sobre a realidade social de Manaus no novo milênio, o que permitiu à Arquidiocese de Manaus contextualizar seu trabalho junto às pastorais sociais. "A primeira edição extrapolou o público-alvo, sendo bem recebida no meio acadêmico pelos pesquisadores e gestores públicos", disse Bentes.

O livro ‘Manaus Realidade e Contrastes Sociais’, primeira edição e a atual, é fruto da pesquisa intitulada ‘Exclusão Social em Manaus 2000-2010’. O trabalho foi feito pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus em parceria com o Serviço de Ação Social para a Reflexão Social (Sares) e está sendo produzido com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, via Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

De acordo com Bentes, assim como na primeira edição, o livro se divide em duas partes. A primeira aborda temas relacionados ao Trabalho e Renda, Educação, Habitação, Urbanização e a segunda parte enfoca ângulos da exclusão social, consubstanciados em crianças e adolescentes, mulheres, homossexuais, pessoas em situação de abandono, trabalho informal e a violência urbana.

A partir da atualização das informações dos diversos temas da pesquisa, é possível perceber um cenário social descortinado que destaca os avanços e retrocessos relacionados às condições de vida da população que mora no maior centro urbano da Amazônia Ocidental. “Neste sentido, a segunda edição deste livro atualizada e reeditada traz a vantagem de poder fazer comparações pertinentes para ver como estão evoluindo os indicadores sociais da cidade de Manaus, com fontes sérias no âmbito nacional, entre elas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, afirmou Bentes.

Apoio da Fapeam

Para a pesquisadora, a Fapeam desenvolve um papel importante na divulgação científica. Por meio do Programa Biblos, os pesquisadores têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos e levar conhecimento à população. “A história do incentivo à pesquisa e produção de conhecimento no Amazonas pode ser dividida em dois momentos: antes e após a existência da Fapeam”, afirmou Bentes.

Sobre a autora

Natural de Santarém-PA, Bentes é bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Atualmente, encontra-se cursando o doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ).

A pesquisadora trabalha no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Unidade Estadual do Amazonas, na função de Analista de Informações Geográficas e Estatísticas, desde 2002, e atua como assessora da Cáritas Arquidiocesana de Manaus e do Serviço de Ação, Refleção e Educação Social (Sares), em projetos de defesa da cidadania.

É autora dos livros ‘Manaus: Realidade e Contrastes Sociais’ (Valer, 2005) e ‘Indicadores Sociais no Amazonas: Contrastes na urbanização da capital e do interior’ (Editora Muiraquitã, 2010), que foi reeditado em 2012. Também  possui artigos sobre movimentos sociais, gestão democrática da cidade e indicadores socioeconômicos sobre o Amazonas e Manaus, publicados em livros e anais de congressos científicos.

Sobre o Biblos

Este programa, fomentado pela Fapeam, consiste em apoiar a publicação de livros, manuais, número especial (temático) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital no Estado do Amazonas.

Fonte: Agência Fapeam, por Rosa Doval