Pesquisas desenvolvidas no Amazonas pelo PPSUS são reunidas em Catálogo

O objetivo das pesquisas é contribuir para o avanço da saúde  e da qualidade de vida da população do Amazonas. Foto: reprodução/Fapeam

Aproximar o campo da saúde pública do universo da ciência, tecnologia e inovação é a proposta do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde  (PPSUS).

No Amazonas, no período de 2004 a 2009 foram lançados três editais, resultados de parcerias entre as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), de Saúde (Susam), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam ), além das parcerias federais envolvendo o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), e  com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Agora, essas pesquisas passam a compor Catálogo do PPSUS Amazonas, que será lançado no dia 23 de maio, às 14h, no auditório Luiz Montenegro, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado  (FMT/HVD).

O catálogo contempla 46 trabalhos distribuídos em quatro áreas. Foto: reprodução

O catálogo contempla 46 trabalhos distribuídos em quatro áreas. Foto: reprodução

Para discutir o PPSUS, avaliar as aplicabilidades desses recursos, bem como apontar o panorama dos investimento em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na área de saúde, acontece na mesma data, horário e local, o Seminário de Avaliação do PPSUS.

O evento é aberto ao público destinado principalmente a estudantes da área de saúde, pesquisadores, gestores de instituições de ensino e pesquisa e saúde.

Acesse aqui a programação completa do Seminário.

SOBRE O CATÁLOGO

Na primeira edição do PPSUS no Amazonas (2004) foram executados R$ 1,251 mi, recursos utilizados para financiar 12 projetos de pesquisa. Na segunda edição (2006) foram aprovados 18 projetos. Em 2009, mais 28 projetos para um aporte de R$ 2,783 mi.

O catálogo contempla 46 trabalhos distribuídos em quatro áreas. Imagem : SECTI-AM

O catálogo contempla 46 trabalhos distribuídos em quatro áreas. Imagem : SECTI-AM

Os trabalhos desenvolvidos se enquadram nas seguintes áreas:  doenças transmissíveis; doenças não transmissíveis; saúde de populações em situação de vulnerabilidade; comunicação e informação em saúde; políticas públicas e gestão em saúde; doenças negligenciadas, outras doenças e agravo; e vigilância em saúde.

A edição do catálogo a ser lançada contempla 46 trabalhos distribuídos em quatro áreas. A tiragem é de 5 mil exemplares que visam não só a divulgação dos resultados alcançados no PPSUS, mas também contribuir para a transferência de tecnologia entre pesquisadores e gestores, com o objetivo de  promover o avanço da saúde e da qualidade de vida da população do Amazonas.

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado fica à avenida Pedro Teixeira, nº 25, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas