Pesquisas sobre Divulgação Científica do Amazonas são fortalecidas
30/07/12 – Além de participar ativamente da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luís (MA), realizada na última semana, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) também mostrou o nível de pesquisas na área de divulgação científica no Estado. Entre os quatro mil trabalhos expostos na SBPC na sessão de Pôsteres, pelo menos cinco destacaram pesquisas ligadas a essa área.
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Entre os projetos, pelo menos quatro reúnem estudos vinculados a bolsistas do Programa de Comunicacão Científica da Fapeam e abordam a ‘Divulgação Científica em Mídia Digital: Estudo Comparativo entre a Fapesp e Fapeam’, ‘Rede Sociais e Espaços Tradicionais da Ciência uma Análise do Museu da Amazônia nas Mídias Sociais’, ‘Suplemento Infantil Amazonas Faz Ciência Criança’, e ‘O texto da divulgação científica radiofônica na internet: um estudo sobre o Rádio com Ciência’.
O trabalho sobre o suplemento infantil ‘Amazonas Faz Ciência Criança’ aborda o estímulo ao hábito da leitura pelo público infantil e o benefício que o suplemento traz às crianças que residem em áreas de pouco acesso. O produto aborda temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação e foi criado para atender ao público na faixa etária entre 5 e 12 anos.
Mestre em Ciências da Comunicação e uma das autoras da pesquisa, Cristiane Barbosa informou que o suplemento, desde fevereiro de 2012, passou a ser utilizado como recurso metodológico do Instituto Ler para Crescer na Amazônia, que atua em áreas carentes com a proposta de estimular a leitura e, nesse caso, utilizando o suplemento com temas relacionados à ciência. “O suplemento infantil possui espaço para indicação de livros, filmes e sites interessantes. Traz ainda uma sessão de quadrinhos e uma coluna com passo a passo para realização de experiência científica, além da divulgação de temas relevantes sobre pesquisas”, destacou.
Outro projeto apresentado na 64ª Reunião Anual da SBPC foi o trabalho nomeado ‘O texto da divulgação científica radiofônica na internet: um estudo sobre o Rádio com Ciência’, da mestre em Ciências da Comunicação, Edilene Mafra. De acordo com ela, o trabalho apresenta reflexões sobre as relações entre rádio e ciência, além de verificar como se deram as transformações da divulgação científica radiofônica na internet.
“Quanto à utilização da linguagem radiofônica, consideramos que o rádio evoluiu tecnologicamente e ganhou outros elementos como imagens e texto, mas sua essência permanece no som e os ouvintes/internautas identificam suas características por meio do que ouvem. Quanto aos desafios de divulgar ciência se destaca a importância de explorar as peculiaridades do texto e a forma de abordagem de temas”, finalizou.
Os outros trabalhos que foram apresentados abordam a construção do texto científico para a internet, o uso das redes sociais, como o Facebook, para a divulgação de museus e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por indígenas que vivem na zona urbana de Manaus.
Fonte: Fapeam