Plano de Ação em CT& I para a Amazônia será apresentado
CIÊNCIAemPAUTA, por Cleidimar Pedroso
Quatro instituições de financiamento irão conhecer as diretrizes do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia (PCTI/Amazônia) durante a reunião do Regional Norte do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a ser realizada no próximo dia 1º, em São Luís. O objetivo é que essas instituições se envolvam no financiamento das ações do plano.
Segundo o presidente do Consecti e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Odenildo Sena, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco da Amazônia (Basa) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) estarão no encontro.
“São instituições que apoiam o desenvolvimento da Amazônia e vão conhecer o que já está consolidado no Plano. A expectativa é que essas instituições se envolvam no financiamento desses projetos”, explicou Sena. Ele disse que as negociações com o BID começaram no ano passado e estão avançadas, porém, ainda não foram definidos os valores do investimento.
O PCTI/Amazônia está em fase de elaboração. A coordenação técnica é do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No encontro em São Luís, o CGEE fará uma apresentação parcial do plano. O PCTI/Amazônia tem por finalidade inserir a região em uma matriz de desenvolvimento, baseada na economia verde, no conhecimento e com foco em recursos renováveis.
VISITAS PREVISTAS À REGIÃO NORTE
As linhas gerais de abrangência do plano já foram definidas, entre as quais, pode-se destacar o aprimoramento de instrumentos e mecanismos de apoio à área de CT&I, desenvolvimento de produtos e/ou de processos que possam valorizar a produção regional e apoio à ampliação da infraestrutura.
De acordo com Sena, até junho, representantes do CGEE vão visitar os estados da Regional Norte para conhecer as demandas particulares de cada secretaria.
A proposta de criação do plano partiu do próprio ministro do MCTI, Marco Antônio Raupp, durante reunião realizada no dia 3 de outubro de 2012 no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A ideia surgiu após a apresentação de gestores e representantes de instituições da área sobre as ações desenvolvidas atualmente e os entraves a serem superados.
CIÊNCIAemPAUTA, por Cleidimar Pedroso