Plano PCTI/Amazônia é apresentado ao público durante a SBPC
O Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (PCTI/Amazônia) foi apresentado ao público pelo diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antonio Galvão, durante palestra ministrada na tarde da quarta-feira (23), na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac).
A criação do PCTI/Amazônia traça metas fundamentadas em cima das disparidades regionais e intrarregionais, bem como os pontos fortes da Amazônia em busca de promover o desenvolvimento, o qual tem como base a ciência, tecnologia e inovação.
As metas estão reunidas na publicação ‘Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal’, elaborada sob a coordenação do CGEE. O PCTI/Amazônia busca se consolidar por meio de metas definidas para os próximos 20 anos. Para conhecer mais o PCTI/Amazônia clique aqui.
“O Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (PCTI/Amazônia) é uma proposta que dá um ponto de partida para os debates que foram construídos durante sua elaboração”, afirmou Galvão.
Para o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Sérgio Luiz Gargioni, as dificuldades no momento são contemplar os interesses num plano que há interesses conflitantes ou pelo menos competitivos.
“O plano é necessário sempre num ambiente menor, quem dirá num ambiente tão grande como é a Amazônia. As dificuldades são distintas, os problemas são diferentes e as soluções também. O plano é justamente isso. Levanta as dificuldades que temos, discute o que desejamos fazer e realiza de uma forma orientada. Assim, ganhamos tempo, conseguimos aplicar melhor os recursos e o resultado virá mais facilmente”, ressaltou Garcioni.
Durante a palestra, estavam presentes: a presidenta da SBPC, Helena Nader; presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; presidente de honra da SPBC, Marco Antonio Raupp; diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão; e o diretor do Museu da Amazônia (Musa), Enio Candotti.
SOBRE O PCTI/AMAZÔNIA
O PCTI/Amazônia é o resultado da ação conjunta dos secretários estaduais de Ciência e Tecnologia (Consecti) e dos presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e diversos atores regionais e nacionais.
SBPC 2014
Durante os cinco dias da 66ª Reunião Anual da SBPC, também estão previstas atividades voltadas para os estudantes do ensino básico (SBPC Jovem), uma mostra de ciência e tecnologia (ExpoT&C) e a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura (SBPC Cultural).
Veja a programação da 66ª Reunião da SBPC
Neste ano, o diferencial da Reunião será a realização do ‘Dia da Família na Ciência’, no final de semana e debates a respeito da temática indígena, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.
As principais associações científicas dos Estados Unidos, da China, da Europa e da Índia, além de pesquisadores renomados da América Latina, também estarão na reunião participando de debates sobre temas de impacto em política científica.
Fonte: Agência Fapeam, porJosiane Santos