Plataforma é desenvolvida para monitorar Unidades de Conservação

Por meio do acordo de cooperação serão realizadas pesquisas colaborativas entre o Brasil e a França sobre o bioma amazônico. Foto: divulgação

Uma parceria firmada entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), órgãos federais e a instituição alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) está possibilitando o desenvolvimento da Plataforma de Informação em Biodiversidade. O sistema computacional permitirá a gestão de dados de biodiversidade, incluindo aqueles gerados com a realização do monitoramento nas Unidades de Conservação (UCs).

A plataforma é voltada para captura, integração, compartilhamento, visualização e análise de dados. Ela permitirá a captura de informações nas UCs e a visualização integrada de mapas, espécies e espécimes por usuários de dados sobre a biodiversidade. Além disso, a plataforma terá por base um software adaptado do portal de dados do Atlas of Living Australia (ALA), considerado um dos pilares no desenvolvimento do projeto.

De acordo com a área técnica da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, o uso deste sistema computacional pelo “Projeto Monitoramento da Biodiversidade com Relevância para o Clima em nível de UC” é o resultado de um processo mais amplo. Foi discutida uma arquitetura de web para integrar os dados de biodiversidade no âmbito do MMA e de suas instituições vinculadas.

A previsão é de que o sistema esteja em uso, já no final de 2014, para o monitoramento de Unidades de Conservação localizadas na Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MMA