Por que às vezes levamos choque ao tocar em alguém?
Levar um choque ao desligar o chuveiro elétrico é bem desagradável, mas compreensível. E quando isso acontece ao tocarmos outra pessoa? Será coisa do além? Nada disso. É obra da eletricidade estática, a mesma que faz seu cabelo ficar meio arrepiado de vez em quando.
A questão é que somos feitos de átomos, assim como os corpos ao nosso redor. E átomos possuem cargas elétricas (prótons positivos e elétrons negativos).
“É mais comum que num átomo o número de prótons seja igual ao número de elétrons. Dessa forma, a carga elétrica total num corpo tende a ser nula”, explica o professor de física Dulcidio Braz Jr, autor do blog Física na Veia!
Se esfregarmos dois materiais isolantes que possuem eletroafinidades diferentes, microscopicamente, estamos aproximando as eletrosferas dos dois corpos. Nesse caso, é comum um deles, o de maior eletroafinidade, receber elétrons do outro o de menor eletroafinidade.
É esse movimento de cargas que provoca nos nossos corpos a sensação desagradável de choque. Muitas vezes dá até para ouvir um estalido típico da troca rápida de cargas elétricas, comenta Dulcidio. Ele esclarece que, a rigor, esse movimento de cargas é uma corrente elétrica. Mas ela é minúscula, por isso não coloca ninguém em risco.
Fonte: UOL