Por que o pelo coça quando cresce?

Isso acontece porque o canal folicular (aquele que leva o pelo do folículo, seu ponto de origem, para fora da pele) fica obstruído com gordura ou queratina (proteína) depois que o pelo é arrancado próximo à raiz. E o fio fica todo enrolado lá dentro, pressionando a pele para fora, gerando inflamação e dor.

“A esfoliação no dia anterior e posterior à depilação com cera, desde que suave, sem agredir a pele, pode ajudar a evitar o encravamento de pelos, mas é contraindicada se a pele estiver sensibilizada”, recomenda a médica Juliana Jordão, que faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Cremes calmantes, como aqueles à base de aloe vera, auxiliam na redução da vermelhidão, ardência e coceira provocadas pela depilação”, diz a dermatologista.

Mas ela avisa que é importante dar preferência a cremes mais fluidos, para evitar a obstrução de poros e consequente encravamento do pelo. Calças ou colarinhos apertados também podem gerar o mesmo efeito e, portanto, devem ser evitados.

Para quem costuma sofrer com o pelo “preso” dentro da pele, o uso da lâmina é mais indicado. E o método não aumenta a quantidade, nem o diâmetro do pelo, como muita gente acredita.

Fonte: UOL