Pós-graduação oferece oportunidades a estrangeiros no Brasil

As inscrições vão até 28 de julho. Foto: Reprodução

Estudantes e pesquisadores estrangeiros interessados em realizar pós-graduação no Brasil têm oportunidades abertas por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Estão disponíveis para jovens pesquisadores de países em desenvolvimento 30 bolsas de doutorado sanduíche, 20 bolsas de doutorado pleno e dez bolsas de pós-doutorado para as seguintes áreas: ciências agrárias, ciências biológicas, medicina e ciências da saúde, química, engenharias, matemática e probabilidade e estatística, ciência da computação, física, astronomia e geociências e oceanografia.

As inscrições vão até 28 de julho. A Chamada 9/2014 é uma parceria com a Academia Mundial de Ciências para Países em Desenvolvimento (Twas). Saiba mais.

PARCERIA COM MOÇAMBIQUE

A agência brasileira também lançou edital que permite o acesso de estudantes moçambicanos ao mestrado no Brasil, este em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique. As inscrições seguem até 4 de agosto e o proponente deve ter completado o curso de graduação.

Os candidatos devem pleitear vaga em programa de mestrado avaliado com conceito 4 a 7, segundo a classificação estabelecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa de pós-graduação CNPq/MCT-Mz é uma cooperação educacional que busca incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas relevantes e de interesse do governo de Moçambique, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país e a ampliação de sua interação bilateral com o Brasil.

Fonte: MCTI, com informações do CNPq