Potencial de Fungos pode trazer recursos ao Amazonas

21/03/12 Reino biológico desconhecido e pouco explorado economicamente na Amazônia, os fungos, começam a dar provas de que podem trazer recursos para a região. Essa afirmação esta no livro ‘Fungos da Amazônia: uma riqueza inexplorada’, que teve como uma das organizadoras, a professora do Departamento de Micologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria Francisca Simas Teixeira.

Siga a SECTAM no twitter!

Constituído por 13 capítulos e 255 páginas, o livro traz o contingente de pesquisas realizadas por profissionais das áreas Médica, Farmacêutica, Biológica e das Ciências Naturais que são desenvolvidas em espaços acadêmicos como universidades e centros de pesquisas.

A pesquisadora, que atualmente participa do pós-doutoramento na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP), foi uma das primeiras do Amazonas a abordar essa temática sob o olhar do interesse industrial. “Os fungos constituem parte do reino biológico, entretanto, são os organismos menos conhecidos nos trópicos, justamente onde está a maior parte da biodiversidade mundial”, explicou.

A publicação da obra contou com incentivo do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Funções essenciais  

Segundo Teixeira, os fungos desempenham funções essenciais no meio ambiente. Eles atuam como decompositores, parasitas e simbiontes de matérias orgânicas de origem vegetal. Durante esse processo, liberam gás carbônico e outros nutrientes contidos em troncos, galhos e folhas mortas, ou seja, é um ser vivo que interage com a natureza.

“As florestas abrigam diferentes espécies de fungos, alguns extremamente prejudicais à saúde do homem, podendo causar inúmeras enfermidades e até intoxicação. Mas existem também aqueles que parasitam vegetais mortos e outros ambientes e muitos são utilizados como alimento ou, em alguns casos, deles podem ser extraídas substâncias utilizadas na elaboração de medicamentos como a penicilina”, destacou.

Divisão da pesquisa

O livro reúne conteúdos surgidos em apresentação de pesquisas científicas durante congressos, seminários e encontros nacionais e internacionais possibilitando conhecer essa produção e, consequentemente, divulgá-los para o segmento industrial.

Como um dos desdobramentos do livro a pesquisadora adiantou que o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufam, irá apresentar pesquisas desenvolvidas para a Indústria no 5º Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec/2012).

“Estou gratificada pelo apoio que a Fapeam tem proporcionado à difusão do conhecimento. Depois da criação da Fundação, a vida do pesquisador no Estado do Amazonas mudou completamente”, finalizou.

Sobre o Biblos

O Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos) consiste em apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital.

Fonte: Agência Fapeam, por Sebastião Alves