PPBio promove megaexposição ao Parque Nacional da Serra do Pardo, no Pará
02/05/12 – Para conhecer a biodiversidade da região conhecida como Terra do Meio, no sudeste do Pará, o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) da Amazônia Oriental promove até o próximo dia cinco de maio, uma megaexpedição científica ao Parque Nacional da Serra do Pardo.
A equipe totaliza 40 pessoas entre técnicos, auxiliares de campo, pesquisadores e alunos da pós-graduação em botânica e zoologia do Museu Goeldi e da Universidade Federal do Pará.
Localizada entre os rios Xingu e Iriri, a Terra do Meio abriga alguns dos maiores remanescentes florestais do Estado. Os 7,9 milhões de hectares formam um mosaico de unidades de conservação nos municípios de Altamira, São Félix do Xingu e Trairão, que são ainda grandes lacunas do conhecimento científico na Amazônia. Além disso, a Terra do Meio sofre fortes pressões por estar situada em uma das fronteiras de desenvolvimento da região.
O objetivo da missão é realizar um levantamento ecológico para proporcionar um conhecimento básico que será incorporado às coleções científicas do Museu Paraense Emílio Goeldi e auxiliará a elaboração do plano de manejo do parque nacional.
Segundo o coordenador do Núcleo regional do Leste do Pará do PPBio, Alexandre Bragio Bonaldo, a Terra do Meio pode abrigar uma grande quantidade de espécies raras ou endêmicas (que só ocorrem em um determinado local): “Ao menos no que diz respeito à fauna de invertebrados, a chance de esta expedição coletar espécies ainda não descritas para a ciência é realmente muito grande”.
Fonte: MCTI