Prêmio construindo a igualdade de gênero encerra inscrições no dia 16 de setembro

O prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, instituído em 2005, é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) juntamente com a ONU mulheres.

Siga a SECT no Twitter!

A premiação acontece por meio do concurso de redações para estudantes do Ensino Médio e de artigos científicos de graduandos/as, mestrandos/as e doutorandos/as, além de escolas que promovem a igualdade de gênero.

O Prêmio faz parte do Programa Mulher e Ciência/SPM e tem por objetivo estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero no País, além de promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas, além de contribuir para a construção de um ambiente democrático de discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens. As inscrições já estão abertas e vão até 16 de setembro.

Categorias

O prêmio está distribuído em cinco categorias: mestre e estudante de doutorado; graduado, especialista e estudante de mestrado; estudante de graduação; estudante de Ensino Médio e Escola Promotora da Igualdade de Gênero.

Podem concorrer escolas públicas ou privadas reconhecidas pelo MEC que tenham desenvolvido em 2010/2011 ou que estejam desenvolvendo neste ano projetos e ações pedagógicas na comunidade escolar para a promoção da igualdade de gênero.

Além da premiação, em dinheiro e computadores, concedidos pela SPM e MEC, no valor total de R$ 325 mil, o CNPq concederá aos agraciados bolsas de iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, no valor total de R$ 246 mil.

Sobre o Programa Mulher e Ciência

O Programa Mulher e Ciência é coordenado pela SPM em parceria com a ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para maiores informações acesse aqui.

Fonte: Agência Fapeam, por Nefa Costa (redação) e Ulysses Varela (edição)