Prêmio de jornalismo vai reconhecer matérias científicas sobre saúde

Com o intuito de estimular e reconhecer o jornalismo científico na América Latina, a Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), em parceria com a Roche, lança a primeira edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. Dividido em duas categorias, o evento premiará reportagens produzidas e publicadas em 2012. A inscrição dos trabalhos vai até 15 de abril.

De acordo com Ricardo Cure, diretor executivo da FNPI, a iniciativa vai contribuir com cobranças. “Estamos convencidos de que o reconhecimento ao bom jornalismo em saúde contribui para fortalecer políticas públicas que garantem o respeito pelos direitos humanos e o desenvolvimento sustentável em nossos países”, explicou.

REPORTAGENS EM TEXTO OU VÍDEO

Os participantes poderão inscrever trabalhos feitos em texto ou vídeos com foco em seis temas principais: 1) inovação e cuidados com a saúde; 2) biotecnologia em saúde; 3) acesso a tratamentos de saúde; 4) pesquisa e desenvolvimento em temas de saúde; 5) regulamentação e políticas públicas em saúde; e 6) oncologia. Segundo as informações, a seleção dos finalistas e ganhador será feita em duas fases por um grupo de profissionais da área, escolhidos pela fundação.

O vencedor de cada categoria receberá bolsa de estudos e todas as despesas pagas para participar de um workshop da FNPI, que tem sede na Colômbia. Os demais finalistas receberão um certificado em reconhecimento pela participação. Interessados devem acessar o site do prêmio.

Fonte: Redação Comunique-se