Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico recebe 76 inscrições

A primeira edição do Prêmio de Jornalismo Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) recebeu inscrições de 76 matérias, feitas por estudantes e profissionais de Comunicação, que foram veiculadas ou publicadas até o dia 31 de dezembro de 2009. Do total de trabalhos inscritos, três são de televisão, cinco de rádio, 33 da área de impresso e 35 de internet.   

Após o prazo de entrega das inscrições, encerrado no dia 22 de janeiro, foi realizada a verificação do atendimento aos critérios do edital no que diz respeito à documentação. A próxima etapa será a análise do mérito e relevância das propostas submetidas, que deve ser realizada por uma comissão julgadora.

A chefe do Departamento de Análise de Projetos (Deap/Fapeam) Lady Mariana Pinheiro, explicou que a comissão julgadora vai ser formada por um representante da instituição e os demais membros serão escolhidos dentre profissionais de reconhecida competência e atuação na área de Jornalismo Científico.

"Além destes, a comissão contará com a participação de um representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), um da Associação Brasileira de Divulgação Científica (Abradic), um da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e um da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC)", destacou.

Critérios

Dentre os critérios de avaliação a serem julgados estão: qualidade do texto (objetividade, clareza e correção gramatical), consistência na abordagem do tema (coerência e correção de informações) e a contribuição do material ao conhecimento científico, além de originalidade e ineditismo.

O Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico, que é pioneiro nesse segmento no Amazonas, deve mobilizar a área da Comunicação nas diversas mídias no Estado. Essa é a expectativa do diretor-presidente da Fundação, Odenildo Sena. “Como não temos aqui no Amazonas a chamada cultura do Jornalismo Científico, esse prêmio vem para estimular e dar início a criação dessa cultura”, disse.

A divulgação dos resultados está prevista para acontecer durante a cerimônia de entrega da premiação programada para acontecer no dia 29 de abril, em local a ser confirmado com a presença de todos os participantes e convidados.

Premiação

Os prêmios serão financiados com recursos da FAP do Amazonas, totalizando o valor de R$ 16,8 mil, sendo R$ 3 mil para profissionais de cada área (rádio, TV, impresso e internet) e 1,2 mil para os estudantes, além de troféus e diplomas.

Lançado pela Fundação com objetivo  de reconhecer trabalhos jornalísticos nas áreas de rádio, TV, internet e impresso que tenham contribuído para a popularização da ciência no Estado, o  1º Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico já está incentivando a comunicação científica no Amazonas.

Fonte: Agência Fapeam