Prêmio mostra que inovação está presente nas empresas, diz Raupp

Na entrega do Prêmio Finep de Inovação, nesta quarta-feira (19), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, ressaltou que o Brasil possui um conjunto de empresas que inovam de modo permanente. A cerimônia, no Palácio do Planalto, teve a presença da presidenta Dilma Rousseff.

“O Prêmio Finep, não só com os seus ganhadores, mas por meio de suas centenas de participantes, é um exemplo inquestionável de que a inovação está presente no ambiente empresarial”, afirmou o titular do MCTI. “Sabemos fazer inovação de primeira linha em determinados setores industriais e, em grande escala, no setor agropecuário.” Das dez categorias premiadas, três são destinadas a empresas – micro ou pequenas, médias e grandes.

Para o presidente da Finep, Glauco Arbix, as empresas brasileiras “despertaram para a inovação”. Segundo avaliou, os empreendimentos premiados participam de “um enorme movimento de mudança que está em curso neste país”. Ele informou que 50% dos contratos efetivados em 2012 pela financiadora, vinculada ao MCTI, envolveram empresas que nunca haviam solicitado financiamento à agência.

“As empresas estão percebendo que inovação é a chave e representa uma tendência poderosa, capaz de conectar nosso país com o futuro”, constatou Arbix. “Nosso objetivo é estimular cada vez mais nossas empresas a inovar e a tocar no coração da nossa engenharia, de modo a conseguir milhares e milhares de ativistas pela inovação. As empresas que hoje estão aqui são líderes, abrigam talentos e mostraram tolerância ao novo e à diversidade.”

A presidenta Dilma identificou a existência de “um movimento que impulsiona a inovação” no Brasil. “Este prêmio é um momento muito importante para o governo, quando celebramos alguns dos melhores resultados práticos da inventividade de pesquisadores, empreendedores, pequenas, médias e grandes empresas do nosso país”, disse. “Valorizamos com este prêmio algumas das melhores ideias postas em prática a partir de ações individuais ou coletivas nascidas do talento de brasileiros de todas as partes do território nacional.”

TODOS OS PORTES

A fabricante de jatos comerciais Embraer venceu na categoria Grande Empresa, que teve a produtora de cosméticos Natura e o grupo catarinense WEG Equipamentos Elétricos como segundo e terceiro colocados. A paulista Iacit Soluções Tecnológicas, especializada em tráfego aéreo, marítimo e terrestre, levou a premiação como Média Empresa. Já o troféu de Pequena Empresa coube à paraense Amazon Dreams, que atua com antioxidantes naturais e óleos naturais, a partir de espécies florestais da Amazônia.

“São exemplos de que nós podemos ter de fato um país com padrão de inovação”, declarou Dilma. “Nos orgulhamos porque somos uma nação com uma grande empresa produtora de aviões, a Embraer, que nos torna uma referência nessa área. A Finep representa um grande avanço no país, que é o financiamento direto a empresas. Junto com o BNDES, [a agência] levará um grande incentivo ao nosso desafio: expandir a inovação em todos os níveis.”

Glauco Arbix ilustrou o cenário com o caso de uma companhia que atua no desenvolvimento de soluções para o setor elétrico. “A Reason Tecnologia, de Santa Catarina, ganhou no ano passado como Pequena Empresa, mas, neste ano, concorreu na categoria de Média Empresa”, destacou. “Esse é um exemplo bastante reconfortante, porque é uma demonstração do quão a inovação possibilita que as empresas cresçam mais rapidamente.”

Fonte: Ascom do MCTI, por Rodrigo PdGuerra