Prêmio recompensa ideias para o desenvolvimento da Amazônia
Projetos nas áreas ambiental, educacional, social, econômica e tecnológica de cidadãos em âmbito nacional e internacional, independente de titulação acadêmica, serão contemplados pelo Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. A premiação só acontece em novembro, porém, no dia 25 de maio, será realizado o seminário de divulgação e incentivo à participação onde os interessados poderão tirar dúvidas.
Este seminário de divulgação, aberto ao público, será realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e as Lojas Bemol. Na ocasião, serão avaliados os oito anos do prêmio e ouvidas autoridades e contemplados de outras edições. “Iremos refletir sobre o que o prêmio representou para a sociedade, para a carreira dos premiados e para a atividade empresarial, estimulando a participação”, explica Rincon. O evento acontece no auditório do TCE, na av. Efigênio Sales, 1155, Parque 10, das 14 às 18 horas.
“O único requisito para participação é que o projeto vise o desenvolvimento da Amazônia e que esteja sendo realizado nesta região do país”, explica José Rincon, coordenador do prêmio. Ele ressalta que estudantes também podem participar e que, este ano, serão premiadas também ideias da área educacional. “Assim, continuamos ligados ao educador que inspirou o prêmio e, ao mesmo tempo, estimulamos o desenvolvimento econômico da região, como ele fez”, explica Rincon referindo-se a Samuel Benchimol, empresário, economista, cientista e pensador amazonense que dá nome à premiação; e finaliza: “A área empresarial também está contemplada pela categoria do Banco da Amazônia que premia empreendedores conscientes”.
O Prêmio
· Total de inscritos da última edição: 400.
· Prêmios: Valor total de R$395 mil, maior valor pecuniário da América Latina.
· Edição de 2011: De 14 a 20 de novembro, em Macapá/AP (o evento acontece a cada ano em um estado amazônico diferente para levar a comunidade a conhecer a premiação e para dar a possibilidade de desenvolvimento ao estado-sede).
· Site: www.amazonia.desenvolvimento.gov.br
· Contatos para informações: (92) 4009-8111 ou depin@sect.am.gov.br
Quem foi Samuel Isaac Benchimol?
Nascido em Manaus, em 1923, Samuel Benchimol foi bacharel em Direito, mestre em Sociologia e Economia e possuiu grau de doutor e a cátedra de Economia Política da Faculdade de Direito do Amazonas, onde lecionou até 1998. Conciliou a atividade acadêmica com a vida empresarial, sendo um dos fundadores, em 1942, do grupo empresarial Bemol/Fogás. Intelectual com sólida formação acadêmica, Samuel Benchimol é considerado um dos maiores especialistas sobre a região amazônica com mais de 100 trabalhos publicados sobre o tema. Sua principal contribuição foi o estudo dos aspectos sociais envolvidos na economia da região e no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Membro da Academia Amazonense de Letras, ele faleceu em 2002.
Foto 2: Samuel Benchimol (fonte: povosdamazonia.am.gov.br)
ASCOM/SECTAM