Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia recebe inscrições até amanhã
Projetos nas áreas ambiental, educacional, social, econômica e tecnológica de cidadãos em âmbito nacional e internacional, independente de titulação acadêmica, podem ser inscritos no Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente até amanhã (30/09). A premiação, que acontece em novembro, é a maior em valor pecuniário da América Latina.
Em sua oitava edição, o prêmio tem o objetivo de promover e incentivar projetos para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. “O único requisito para participação é que o projeto vise ao desenvolvimento da Amazônia e que esteja sendo realizado nesta região do país”, explica José Rincon, coordenador do prêmio. Ele ressalta que estudantes também podem participar e que, este ano, serão premiadas também ideias da área educacional. “Assim, continuamos ligados ao educador que inspirou o prêmio e, ao mesmo tempo, estimulamos o desenvolvimento econômico da região, como ele fez”, explica Rincon referindo-se a Samuel Benchimol, empresário, economista, cientista e pensador amazonense que dá nome à premiação.
O Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, ressalta que o prêmio corrobora com os esforços feitos pelo poder público estadual para o avanço da ciência e da tecnologia quando reconhece e premia aqueles que têm dedicado grande parte de suas vidas a produzir e gerar conhecimento acerca da Amazônia. “A geração de conhecimento é a única saída que se vislumbra para o desenvolvimento social e econômico dessa região”. Ele destacou que, desde 2009, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) vem financiando projetos vitoriosos com o pré-requisito de que os pesquisadores sejam amazonenses. “Esperamos que os outros estados caminhem na mesma direção”.
Quem quiser participar do Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, pode inscrever-se até amanhã (30/09), pelo site www.amazonia.mdic.gov.br. A entrega da premiação acontece no dia 18 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap).
Edição 2011 homenageia metodologia de ensino de Samuel Benchimol
Dentre as homenagens que serão feitas na edição de 2011 do Prêmio, a dos Cobras e Buiuçus faz referência às categorias criadas por Samuel Benchimol quando lecionava para premiar alunos que tiravam notas máximas e que mantinham essas notas nos boletins. Entre os Cobras e Buiuçus, destacam-se nomes como Aguinelo Balbi Júnior, Amoldo Bentes Coimbra, Belarmínio Ferreira Lins Filho, Carlos Alberto Pinagé, Evandro das Neves Carreira, João dos Santos Pereira Braga, Robério dos Santos Pereira Braga, Samuel Câmara, Amazonino Armando Mendes, Félix Valois Coelho, Frank Abrahim Lima, Maria Hermengarda de Oliveira Junqueira, Roberto Gesta de Melo e Vera Lúcia Câmara de Sá Peixoto.
Haverá, ainda, homenagens à Semana Global de Empreendedorismo, aos 10 anos de criação da Universidade do Estado Amazonas (UEA) e aos 35 anos da Embrapa do Acre e do Amapá.
Serviço
Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente
· Premiação: Valor total de R$395 mil, maior valor pecuniário da América Latina.
· Inscrições até 30/09 pelo site www.amazonia.desenvolvimento.gov.br.
· Outorga: Dia 18 de novembro, em Macapá/AP (o evento acontece a cada ano em um estado amazônico diferente para levar a comunidade a conhecer a premiação e para dar a possibilidade de desenvolvimento ao estado-sede).
· Outras informações: www.amazonia.desenvolvimento.gov.br.
ASCOM/SECTAM