Presidente do CNPq referencia apoio do AM ao desenvolvimento científico

26/07/12 – São Luís (MA) – Os investimentos do Governo do Estado do Amazonas nas áreas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação tem chamado a atenção de instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência criada com o objetivo de fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Para o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, o Estado tem dado exemplo para o País. “O Amazonas é referência em apoio ao desenvolvimento científico. Tenho acompanhado as ações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), bem como as iniciativas das Universidades e Institutos de Pesquisa da região. É fantástico o apoio que tem sido dado à Ciência, Tecnologia e à Inovação no Estado”, afirma Oliva.

Tais investimentos resultaram em várias parcerias com o CNPq, trabalho que, na opinião de Oliva, merece reconhecimento. “O Estado tem comparecido com uma contrapartida importantíssima de recursos e eu quero aqui publicamente parabenizá-lo pelo exemplo que tem dado”, disse.


Acesso ao Ensino Superior

Já em relação ao acesso ao Ensino Superior, Oliva destacou a atuação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que, em 10 anos, graduou mais de 23 mil pessoas. Desses, 16.467 estudaram em cursos ofertados por meio do Sistema de Ensino Presencial Mediado por Tecnologia (SPMT). O sistema utiliza a comunicação por internet, permitindo que as aulas produzidas na capital cheguem ao vivo aos estudantes do interior, com a mesma qualidade de áudio e vídeo para todas as salas de aula, não importando a distância.

“Não basta a gente ter recursos naturais, precisamos enriquecer a nossa nação aproveitando os nossos melhores talentos. Não há outra forma de fazê-lo, senão pela educação. Portanto, essa iniciativa de levar o Ensino Superior a todos os rincões do Amazonas, por meio da internet, é extremamente importante devido às dimensões do Estado. Por isso, todo o esforço que a UEA tem feito no caso da Educação Superior é extremamente valoroso”, salienta o presidente.

A entrevista com o presidente do CNPq foi concedida com exclusividade para a Assessoria de Comunicação da UEA, durante o maior evento científico da América Latina: a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Fonte: UEA, por Lívya Braga