Primeiro Centro de Inclusão Digital indígena será inaugurado em Manaus

28/03/12 – O primeiro Centro de Inclusão Digital Indígena será inaugurado nesta quarta-feira (28), na comunidade Tikuna, no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus. O centro cultural da comunidade está sendo preparado para receber os equipamentos a serem utilizados nas aulas.

Siga a SECTAM no twitter!

No total, 10 computadores conectados à internet serão utilizados nas atividades. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai disponibilizar um profissional da Gerência de Tecnologia Educacional para ministrar as aulas.

De acordo com a Chefe da Gerência de Educação Indígena, Socorro Lima, o principal objetivo do projeto é a inclusão social dos indígenas, que já estudam inglês e espanhol. “A inclusão social hoje, perpassa pela inclusão digital e o aprendizado das línguas, ou seja, o conhecimento de forma geral. Os índios estão em busca dessa inclusão social, porque na visão deles não precisa deixar de ser indígena para ser cidadão e nem precisa deixar de ser cidadão civil para ser indígena”, disse.

Programação

A cerimônia de inauguração do Centro de Inclusão Digital Indígena acontecerá às 14h desta quarta-feira. O hino nacional brasileiro será cantado em português e também na língua Tikuna. Em seguida, o Grupo Cultural Wochimaucu, composto por moradores da comunidade, se apresentará.

No evento, estarão presentes o Secretario de Educação Mauro Lippi, representantes da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Funai.

Fonte: G1/Amazonas