Pró-Engenharias e RH-TI atuarão na formação de alunos de tempo integral
Dados do Censo do Ensino Superior 2012, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), revelam que as matrículas em cursos de Engenharia somam 12,6% do total no Brasil. A média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) – formada por nações ricas – é de 14,1%, sendo a diferença de 1,4%. Todavia, quando se analisa a entrada dos profissionais de Engenharia no mercado de trabalho, a diferença quase que triplica: fica 4,8%. Significa que o aluno que entra na faculdade não consegue concluí-la. Os motivos são os mais diversos, entre eles a dificuldade em assimilar os conteúdos.
Para tentar evitar a evasão em cursos de Engenharia e sensibilizar estudantes sobre a importância da área para o desenvolvimento do Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), investirá na formação de 360 alunos do Ensino Médio de Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti). Hoje, são 25 escolas de tempo integral, das quais 10 são no modelo Ceti e outras adaptadas. A previsão é de que até o final de 2014 deverão ser 70 funcionando no Estado.
A ação, denominada de Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharia e em Tecnologia da Informação no Amazonas em Ceti’s (Pró-Engenharias e RH-Ti), atuará na formação continuada de professores que trabalharão com disciplinas estratégicas como: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Física, Matemática, Filosofia, Informática e Química, e na formação de 36 alunos dos cursos de graduação em Engenharias e Tecnologias da Informação e áreas afins, que atuarão como tutores dos alunos do Ensino Médio. O valor investido pelo Governo do Estado será de R$ 4.470.449,98.
Coordenadora do Pró-Engenharias/RH-Ti e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Francisca Maria Coelho Cavalcanti, explicou que o objetivo é fomentar a motivação de jovens do Ensino Médio para as áreas de Engenharias e Tecnologias da Informação. Ela pontuou que a meta é trabalhar a formação de recursos humanos com qualidade, uma vez que atuará no processo de desenvolvimento da educação básica avançando a perspectiva para a graduação.
“Queremos assegurar uma formação teórica e prática para que o aluno se motive, além de fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O estudante irá exercitar o direito de aprender e de cidadania, fundamentalmente o direito de viver em uma sociedade consumindo-a e melhorando-a”, declarou.
INÍCIO DAS ATIVIDADES
Inicialmente, o programa começa na escola Prof. Eng. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Cidade de Deus, zona norte, com 160 alunos do Ensino Médio. Ao longo de três anos, o número subirá para a meta estabelecida de 360 estudantes. “Estamos todos muito motivados para que o programa conquiste seus objetivos”, enfatizou.
Doutora em Psicologia e Ciências da Educação, Cavalcanti salientou que os alunos terão acesso a metodologias inovadoras que os ajudarão na perspectiva de aprovação nos vestibulares em instituições públicas de ensino superior. Ela alertou que o Brasil, em especial o Amazonas, encontra-se em desvantagem na formação desses profissionais que são estratégicos para o desenvolvimento tecnológico de qualquer país e estado. Contudo, com o Programa, espera-se que o quadro mude.
Durante o projeto, os pesquisadores envolvidos pretendem descrever o contexto da zona em que se encontra o Ceti, significa conhecer as necessidades dos alunos, problemas ou dificuldades através da percepção dos professores e equipe pedagógica. Dessa forma, pretende-se explorar as possibilidades de intervenção para a melhoria da educação na escola.
Para trabalhar a motivação, estão previstos palestras de profissionais das Engenharias e TI, projetos de iniciação científica e empreendedorismo, visitas técnicas a locais estratégicos em Manaus e outras capitais, além de dotar os alunos de recursos materiais e programar cursos de formação continuada para os professores que atuarão no programa.
Os estudantes do ensino médio receberão a bolsa no valor de R$ 190 por mês. Os tutores graduando das áreas de Engenharias e TI das instituições de ensino superior do Amazonas receberão uma bolsa de R$ 360. Já os professores de ensino médio do Ceti serão contemplados com uma bolsa no valor de R$ 500.
O Pró-Engenharias e o RH-Ti é uma parceria entre Fapeam e as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e de Educação (Seduc-AM).
Fonte: Agência Fapeam, por Luís Mansuêto