Professor da UEA é um dos colaboradores de livro sobre a ditadura

A obra analisa o período da ditadura sobre várias abordagens, entre elas, político partidária, imprensa, cultura e igreja. Foto: Reprodução

Promover um diálogo contemporâneo sobre as apropriações políticas da ditadura na América Latina é um dos objetivos do livro “À Sombra das Ditaduras”, lançamento da editora Mauad X. A publicação foi escrita por pesquisadores brasileiros e conta com a participação do professor do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESPI), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Diego Omar da Silveira.

A obra analisa o período da ditadura sobre várias abordagens, entre elas, político partidária, imprensa, cultura e igreja. Esta última abordagem foi escrita pelo professor da UEA. Ele explica que, além da ditadura no Brasil, o livro apresenta análise de outros países da América Latina que conviveram com a ditadura na segunda metade do século XX, como Argentina, Guatemala e Chile.

Silveira ressalta que a motivação para a publicação surgiu durante alguns eventos sobre a América Latina. O período de produção foi de seis meses.

“Do ponto de vista institucional eu espero que o livro ajude a consolidar a UEA como um espaço de pesquisa e de diálogo. Não só de pesquisa interna, mas de diálogo com outras instituições, com outros grupos de pesquisadores importantes, de centros onde esse trabalho está mais consolidado”, disse o professor.

Além da colaboração de Silveira, a obra é também é organizada pelas pesquisadoras Janaina Martins Cordeiro e Isabel Cristina Leite, e por um dos maiores estudiosos da ditadura no Brasil, Daniel Aarão Reis, pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O livro será lançado, no próximo dia 31 de julho, na livraria Prefácio no Rio de Janeiro. No dia 8 de agosto a obra também será lançada, na Livraria Leitura, no shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte. A obra será distribuída para todas maiores livrarias brasileiras.

Fonte: UEA