Professora da Ufam é reconhecida por trabalho com Educação Indígena

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento

Rosa Helena Dias (em pé), durante a conclusão da última etapa do curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas - Turma Mura, realizada em abril deste ano. Foto: Mirinéia Nascimento/CIÊNCIAemPAUTA

São mais de 20 anos de atuação no campo da educação indígena. Esse histórico profissional fez o nome da professora doutora Rosa Helena Dias da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ser indicado para receber a Homenagem Cora Coralina, na terça-feira, 1º de outubro, em Goiânia (GO).

A professora foi indicada por ser uma pesquisadora de reconhecida competência e trajetória, sendo considerada referência na área da Educação Indígena. “Ter meu nome lembrado na questão indígena e estar trabalhando em uma universidade pública do Amazonas é muito mais do que um reconhecimento profissional, é a visibilidade da temática tanto na área da educação como na luta dos povos indígenas”, declarou.

Sob a coordenação de Dias, em maio deste ano, a Ufam formou a primeira turma de professores indígenas da etnia Mura, por meio do curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas, realizado pela Faculdade de Educação (Faced). Ao todo, 52 professores foram graduados em nível superior com habilitação nas áreas de Letras e Artes, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e Biológicas, do ensino fundamental e médio.

A Homenagem Cora Coralina busca reconhecer pesquisadores da área da educação por sua contribuição ao desenvolvimento da educação com inclusão social, por seu envolvimento com a produção científica e também, na distinção de pesquisadores que atuam na área, prestando valiosas contribuições para a Educação.

A entrega da menção honrosa será realizada durante a 36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPEd) que este ano vem com o tema ‘Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais’.

HOMENAGEM CORA CORALINA

Diferente de outras premiações, a escolha dos agraciados foi feita pelos associados (individuais e institucionais) da ANPEd que fizeram a indicação do nome a ser homenageado em cada um dos 15 eixos temáticos, por meio do portal da Associação no período de 18 de abril a 6 de agosto.

A homenagem é viabilizada através da parceria da Associação com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), e leva o nome da poetisa e contista goiana Cora Coralina (1889 – 1985), cuja obra foi um instrumento de representações e tensões dos tradicionalmente silenciados.

Leia mais…

>>Autazes-AM ganha 52 professores indígenas Mura graduados pela Ufam

>>Rosa Helena Dias, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento