Professora do Amazonas é selecionada para visitar laboratórios de física na Europa

26/07/2012 – Pertencente ao quadro funcional da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, onde leciona a disciplina de Física, a professora Heleyne Karen Barbosa Lima participará de  23 a 31 de agosto de um intercâmbio educacional. Na ocasião, ela visitará o laboratório de instrumentação e física experimental de partículas de Lisboa, em Portugal, e a escola de Física de Genebra, na Suíça. A professora da rede pública estadual do Amazonas foi uma das 30 selecionadas pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPS) e participará do intercâmbio sob o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!

Inscritos na seleção, para concorrer ao intercâmbio, os educadores brasileiros deveriam ser referência no desenvolvimento de projetos; ser graduados em Física e atuar na coordenação e supervisão de projetos acadêmicos. Além de trabalhar na Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, onde coordena a Mostra de Física da instituição, Heleyne Karen integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O projeto da educadora está pautado na aplicação adequada das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia em sala de aula.

Ao receber a notícia de sua seleção para participar do intercâmbio, a professora se sentiu orgulhosa em poder representar o Amazonas e por ter a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para fundamentar sua carreira docente. “É um imenso prazer poder representar o Amazonas, sobretudo representar os educadores da rede pública. Agradeço a todas as instituições que auxiliaram minha formação acadêmica e espero aproveitar ao máximo as programações propostas, voltando do intercâmbio com novos conhecimentos para serem desenvolvidos durante o meu ofício docente”, disse Heleyne.

Para a gestora da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, professora Fátima Taveira, a conquista obtida pela professora Heleyne Karen passa a fazer parte da história da instituição na qual atua. “Para nós, da comunidade escolar, é um grande orgulho, sobretudo porque a seleção se deu por merecimento e competência. O intercâmbio beneficiará não somente a ela, como também aos nossos alunos, que esperam ansiosos pelas novidades que ela trará na área de Física”, apontou.

Na Europa, a professora do Amazonas e os demais 29 docentes selecionados visitarão, nos dias 23 e 24 de agosto, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa, em Portugal e a Escola de Física de Genebra, na Suíça, nos dias 26 e 31 de agosto. As duas instituições são consideradas pela comunidade científica e acadêmica, referências mundiais. 

Fonte: Portal Amazônia