Profissionais de saúde do Amazonas recebem treinamento sobre hanseníase
A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realiza um curso de capacitação sobre hanseníase voltado para profissionais de nível superior da área de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos-bioquímicos e psicólogos).
O mesmo será ministrado a distância por meio de videoconferências. O treinamento ocorrerá nos meses de julho e agosto e abrangerá sete municípios do interior do Amazonas, são eles: Coari, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea e Parintins.
O curso faz parte do projeto de pesquisa ‘Avaliação da efetividade do programa de educação permanente em ambientes virtuais (Telessaúde), mediante monitoramento e avaliação em municípios do Amazonas, com foco no programa de hanseníase’.
O projeto é realizado pela Fuam em parceria com outras instituições e recebe aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS Rede).
O estudo, coordenado pela pesquisadora da Fuam, Maria da Graça Cunha, tem como objetivo avaliar a efetividade do programa de educação em hanseníase, especificamente nos ambientes virtuais, mediante monitoramento e avaliação continuada. A iniciativa visa comparar os municípios amazonenses submetidos a essa modalidade de capacitação e municípios em que a capacitação continua sendo apenas presencial.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O diretor-presidente da Fuam, Carlos Alberto Chirano, disse que as videoconferências serão transmitidas pelo Núcleo de Telessaúde e Telemedicina, na sede da Fuam. As aulas ocorrerão as terças e quintas-feiras e serão ministradas por profissionais da Fundação. “Serão abordados temas como conceitos da telessaúde, diagnóstico, tratamento e reações da hanseníase, atendimento a pacientes atingidos pela doença, vigilância epidemiológica em hanseníase, além de prevenção de incapacidades e aspectos sociais que envolvem os pacientes”, pontuou.
O diretor técnico da Fuam, Luiz Cláudio Dias, esclareceu que o curso terá dois momentos. O primeiro com aulas ministradas ao vivo da sede da Fuam para as salas de aula montadas nos municípios.
A segunda etapa consiste num momento não presencial, via internet, quando os participantes acessarão o Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), no site do Telessaúde Brasil Redes – Núcleo Amazonas, uma espécie de ‘sala de aula’ virtual, onde é disponibilizado o material didático e as atividades complementares. O ambiente virtual também permite a troca de informações entre alunos cadastrados e instrutores.
ECONOMIA DE RECURSOS
Segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a tecnologia que permite a realização de cursos sem a necessidade de deslocamento de instrutores para o interior ou dos participantes para Manaus, representa também economia, pois é possível envolver um número maior de profissionais, sem custos com o deslocamento.
SOBRE O PPSUS
O Programa, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apoia com recursos financeiros projetos de pesquisa que visem à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área de saúde no Amazonas.
Fonte: Agência Fapeam, com informações da assessoria de comunicação da Susam