Profissionais de Saúde terão acesso facilitado a periódicos científicos

29/05/12 – Os ministérios da Saúde e da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC, lançam, nesta terça-feira (29), o portal “Saúde Baseada em Evidências”, que facilitará a cerca de 1,8 milhão de profissionais de saúde o acesso a conteúdos científicos. Acesse aqui ao portal.

Siga a SECTI-AM no Twitter!

O Portal pretende contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho e também proporcionar educação continuada aos profissionais da saúde, em especial aos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo o que há de melhor na produção científica mundial.

Por meio da pesquisa a conteúdos cientificamente relevantes, os profissionais poderão atuar integrando o conhecimento, à experiência clínica e de gestão. Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Aloizio Mercadante, atenderão a imprensa logo após o evento.

Fontes de Informação

A coleção do Portal de Evidências da BVS tem como base a Rede de fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando filtros para seleção de conteúdos de acordo com o tipo de estudo.

Foram selecionados conteúdos das seguintes fontes de informação: base de dados LILACS, Cochrane Library, La Biblioteca Cochrane Plus, diretrizes clínicas do Ministério da Saúde do Brasil, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e National Guideline Clearinghouse (Estados Unidos), Portal de Revistas da BVS, LIS – Localizador de Informação em Saúde, além de sites da Internet avaliados e eventos relacionados à metodologia MBE.

Recursos de pesquisa e navegação

O Portal de Evidências da BVS aplica uma interface trilingue (português, inglês e espanhol) de pesquisa integrada com as seguintes características principais:

– Pesquisa simultânea em toda a rede de fontes de informação;

– Apresentação das referências dos documentos em lista única, por ordem de relevância;
– Clusterização (agrupamento) do resultado da pesquisa por tipo de estudo, por assunto, ano de publicação, idioma dos conteúdos e fonte de informação.

Fonte: Agência Saúde e Portal de Evidências