Programa científico terá 15 estudantes do Amazonas
Entre as 92 contempladas pelo programa “Science Camp – Elas na Ciência”, estão 15 jovens do Amazonas. As estudantes foram selecionadas para participar do projeto criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e terão, entre 4 e 8 de março, a oportunidade de aproximar a relação com o campo científico.
As alunas de Ensino Médio são bolsistas do Programa de Iniciação Científica Junior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A faixa etária varia entre 14 e 17 anos.
As 92 estudantes passarão uma semana em Manaus, na sede do Inpa, onde receberão atividades em forma de oficinas científicas que ocorrerão em ambientes diferentes. Entre eles, a Reserva Florestal Adolpho Ducke, os laboratórios do Inpa e em viagem pelos rios Negro e Solimões.
Leia Também:
Programa vai estimular mulheres em carreiras de ciência e tecnologia
Segundo a coordenadora do evento em Manaus, Denise Machado Duran Gutierrez, o projeto contempla eixos prioritários com as estudantes. “Envolvendo a educação, serão trabalhadas ciência e relações de gênero para o combate à desigualdade das mulheres na sociedade”, afirma.
A importância da participação de jovens amazônidas, ressalta a pesquisadora, servirá para a dimunuição da disparidades regionais com o resto do Brasil. “Muitas vezes somos vistos como inferiores ou inativos. Trazer um evento deste porte para a Amazônia só confirma que nossos jovens também estão fazendo ciência”, enfatizou.
LANÇAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
A programação iniciou nesta segunda-feira (4), em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um dos parceiros do projeto.
A abertura contou com a presença de representantes do CNPq, da Secretaria de Política para as Mulheres, do Inpa, além do ministro conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Todd Chapman.
A próxima etapa, que será realizada em Manaus, prossegue de terça-feira (5) até a sexta-feira (8). A coordenadora afirma que a vinda das 92 jovens cientistas demandou muito esforço e capacidade técnico-científica por parte do Inpa, além de recursos financeiros para arcar com passagens e hospedagens à todas as participantes.
O final do programa será marcado com apresentação de projeto científico de temas variados, desenvolvidos pelas participantes do “Elas na Ciência”. A exposição acontece no Auditório da Ciência, no Inpa, na tarde de sexta-feira (8).
Fonte: Portal Amazônia, por Izinha Toscano