Programa CsF investe em desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior
O comitê executivo do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) decidiu criar uma nova modalidade de bolsa: Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior (DTE). O benefício será destinado à capacitação de profissionais de empresas e institutos tecnológicos.
O objetivo é apoiar a participação de especialistas, tecnólogos e pessoal técnico-científico no desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior. Cada bolsista realizará estágios e cursos com duração de até um ano.
Para facilitar a concessão dos benefícios, a bolsa será dividida em duas categorias. A DTE-I será voltada para profissionais graduados enquanto a DTE-II atenderá profissionais graduados com mais de cinco anos de experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Além da mensalidade da bolsa, cujo valor depende da categoria, o beneficiário receberá passagens, auxílio-instalação e seguro-saúde proporcional. Até o fim do ano, o CNPq deverá lançar a primeira chamada pública para a concessão da nova modalidade de bolsa.
Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias, com informações do CNPq