Programa de Pós-Graduação do Inpa realiza Ciclo de Seminários em Botânica
CIÊNCIAEMPAUTA, POR MIRINÉIA NASCIMENTO
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Botânica do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) divulgou o calendário do Ciclo de Seminários gratuitos para a próxima semana. As palestras são direcionadas a alunos, pesquisadores e demais interessados e abordam temas referentes às quatro linhas de pesquisa do programa: Botânica Aplicada; Ecologia Vegetal; Fisiologia e Bioquímica Vegetal; Morfologia, Sistemática e Evolução.
A palestra de segunda-feira, 25, tem o tema “Núcleo de Estudos da Fotossíntese” e será proferida pela professora Diolina Moura, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento será realizado às 10h, na sala de aula da Botânica, no Campus I do Inpa.
ORIENTAÇÃO PARA REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Na terça-feira, 26, às 15h, será a vez do professor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Antônio Fernandes, com a palestra “Redação de artigo científico: dicas e principais erros”, que acontecerá no mini-auditório da Casa da Ciência, também localizado no Campus I do Inpa.
Os interessados em participar das palestras não precisam fazer inscrição, basta comparecerem ao seminário.
OPORTUNIDADE
Criado em 2010, o Ciclo de Seminários em Botânica oferece aos alunos de pós-graduação a oportunidade de assistirem palestras de pesquisadores, professores e alunos tanto do Inpa como de outros estados brasileiros e de até outras partes do mundo, que abordam temas sobre plantas, diversidade, ecologia, bioquímica, fisiologia, diversidade, evolução, etnobotânica e Amazônia.
Segundo o coordenador do curso, Alberto Vicentini, o Ciclo de Seminários em Botânica não possui um calendário fixo, porém de forma sistematizada as palestras ocorrem durante o ano todo. “A coordenação faz um convite para os professores que vem participar de bancas de defesas de alunos façam uma palestra. Com isso criamos uma dinâmica científica, ouvindo o que as outras pessoas estão fazendo”, explicou.
O Programa de Pós-Graduação em Botânica foi o primeiro curso, dos nove programas de pós-graduação do Inpa, a fazer parte do programa, que completa em 2013, 40 anos de existência.
Para mais informações sobre as palestras, clique aqui.
CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento