Programas para computadores são desenvolvidos no Amazonas

18/01/12 –Produzir um sistema de gestão de laboratórios para incentivar o melhor gerenciamento de controles internos e assegurar o fluxo de informações de empresas, este é o diferencial da FabriQ Informática uma pequena empresa amazonense  que recebe financiamento do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção – Finep), via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Siga a SECTAM no Twitter!

O produto foi desenvolvido em parceria com a empresa de Consultoria e Controle de Qualidade Ltda. (CQLAB). Segundo informações do diretor administrativo da FabriQ, Fredson Andrade da Encarnação, o software será comercializado para outros laboratórios. “O produto é voltado para os laboratórios que tenham a necessidade em gerir os sistemas de controles internos para garantir o fluxo adequado de informações”, destacou.

Segundo o diretor, a empresa dedicou o ano de 2011 para planejar e desenvolver novos projetos que serão lançados ao longo de 2012. “Esses produtos terão repercussão positiva no mercado”, adiantou.

Além do sistema de gestão de laboratórios, Encarnação citou alguns projetos em fase de finalização e que serão lançados ainda no primeiro semestre de 2012, por exemplo, o P&D NET, um sistema desenvolvido em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), destinado a empresas e instituições que necessitam prestar contas dos recursos de contrapartida fiscal relacionados à lei de informática e Resolução 301.

“Esse sistema foi patrocinado pelas empresas Nokia, Samsung e Envision. Desenvolvemos ainda um sistema de fiscalização administrativa de contratos, mas este programa será de uso exclusivo da Petrobras”, destacou o empresário.

O diretor informou ainda que os produtos e serviços já existentes no portfólio da empresa tais como o sistema de gestão da qualidade, o sistema de gestão de chão de fábrica, a busca de novos níveis de qualidade de ‘Melhoria de Processo do Software Brasileiro’ (mps.BR), e o desenvolvimento de novas soluções sob demanda, estarão passando por evoluções contínuas. “Isso porque queremos nos manter competitivos no mercado”.

Capacitação

O empresário informou que no mês de março serão apresentadas as primeiras turmas de capacitação em cursos livres realizados no Centro de Treinamento da FabriQ. “O nosso centro de treinamento é composto por três salas de aula bem equipadas, que deverão servir tanto para treinar nosso pessoal quanto o público em geral. Esta ampliação do negócio vem atender a uma demanda do mercado que vinha sendo suprida apenas de forma parcial em nossos cursos in company”, disse.

Sobre o Pappe Subvenção/Finep

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros, micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. É desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-AM), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM).

Fonte: Agência FAPEAM, por Rosilene Corrêa