Projeto de leitura Passaporte para o Conhecimento premia estudante que mais leu e emprestou livros
25/11/2011 – A Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro (rua Nova, nº 1.000, São Lázaro, zona Sul) realizará hoje (25/11), a partir das 9h, o encerramento do projeto de leitura Passaporte para o Conhecimento. Premiações, dramatizações, apresentação do coral Brigadeiro Camarão, leitura de poesias e exposição das produções de textos dos alunos em salas temáticas, comporão as atividades da programação.
Realizado durante todo o ano, com as turmas do 2° ao 6° ano do ensino fundamental, o projeto incentiva o hábito da leitura e da escrita como forma de estimular o acesso a mais conhecimento. Para isso, os alunos frequentam semanalmente a biblioteca da escola.
“Durante a semana, cada turma tem um tempo de aula para ir à biblioteca, ler e emprestar livros”, explica a professora Mônica de Souza Lima, coordenadora do projeto. Ela explicou que os alunos são apresentados a diferentes livros e gêneros textuais e participam de oficinas, em sala de aula, para a produção de textos.
No evento será apresentada a dramatização do livro “João e Maria” e do conto “Flor da Honestidade”. Depois será feita a leitura de poesias de autoria dos estudantes e a premiação das melhores poesias e do o aluno que mais emprestou livros durante o ano letivo de 2011.
Haverá ainda a visitação às salas temáticas, que mostrarão trabalhos que vão desde os cartões de natal até os contos, fábulas e receitas. Os visitantes poderão conhecer os diferentes gêneros textuais e conferir a produção dos alunos.
A escola estadual Brigadeiro João Camarão apresenta um dos melhores rendimentos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para as series iniciais, com a nota 6.3. Nas séries finais, o Ideb da escola é de 5,3.
A escola tem 1,2 mil estudantes do 2° ao 9° do ensino fundamental e do 1° ao 3° do ensino médio, nos três turnos, matutino, vespertino e noturno.
Fonte: Agecom