Projeto de Monitoramento de catástrofes GEO-PICTURES
Uma Coletiva à Imprensa será realizada hoje (3/10), às 10h, no prédio da Escola Superior de Tecnologia (EST). As informações a respeito do Projeto de Monitoramento de catástrofes GEO-PICTURES serão compartilhadas pelo Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, pelo Secretário Executivo do Subcomadec, Roberto Rocha, e o coordenador do projeto Harald Skinnemoen, juntamente com outros integrantes do Projeto.
Com objetivo desenvolver uma solução tecnológica para monitorar áreas de risco, o Projeto de Monitoramento de catástrofes GEO-PICTURES possibilita transmitir, via satélite, imagens, vídeos, dados de localização geográfica e outras informações em tempo real e com alta qualidade. O foco principal deste projeto é a preservação de vidas humanas e a minimização dos efeitos dos desastres no meio ambiente.
“Os resultados do projeto, por meio de alta tecnologia, possibilitam tanto prevenir que eventos ambientais extremos atinjam a população quanto, caso ocorram, ações efetivas e rápidas sejam tomadas”, afirma o Secretário de C&T, Odenildo Sena, acrescentando que rapidez e informações confiáveis são imprescindíveis para minimizar os impactos após desastres naturais e para planejar ações preventivas. “Além das aplicações testadas, vamos testar as possibilidades de aplicação no Amazonas, com o desafio de monitorar áreas de risco susceptíveis, por exemplo, a fortes impactos durante os períodos de seca e enchente intensas”, afirma.
“O projeto que será implantado no Amazonas tem uma metodologia de pré-impacto, que atua na iminência do desastre, e pós-impacto, que permite acompanharmos a evolução do problema, para uma resposta mais rápida”, complementa o Secretário Executivo do Subcomadec, Roberto Rocha.
Sob a coordenação da Empresa Ansur Technologies AS da Noruega, o Projeto de Monitoramento de Catástrofes GEO-PICTURES resulta da parceria internacional entre o Brasil e a Comunidade Europeia. No Amazonas, integra esforços do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECTAM), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), juntamente com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Instituições que compõe o Projeto GEO-PICTURES e convidadas:
AnsuR Technologies (Empresa Líder) – Noruega
Nações Unidas (UNOSAT-UNITAR) – Suíça
Universitat Autònoma de Barcelona – Espanha
Kongsberg Satellite Services – Noruega
Johanniter-Unfall-Hilfe – Dinamarca
Disaster Management Advice & Training, DMAT Consulting e.U. Áustria
Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec) – Brasil
Universidade Estadual do Amazonas (UEA) – Brasil
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM) – Brasil
Associação Brasileira de Telecomunicações (TELECOM) – Brasil
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Brasil
CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM (Contato: 92 4009-8110)