Projeto do PCE incentiva leitura em Parintins

A motivação para a escolha do tema foi feita a partir da necessidade da escola. Foto: PCE
Um jovem que hoje tem aproximadamente 18 anos, nasceu no período em que Google e internet já eram parte do universo de muitas pessoas na vida cotidiana. Com acesso a tablets, celular, smartphone, leitor de e-book, dentre outras tecnologias. Esta é a geração “Z”, vidrada em tecnologia e amante dos meios eletrônicos. Mas o que fazer quando estes interesses se sobrepõem a educação?

O professor Adeilson Lima da Silva, de Parintins, município localizado a 369 km de Manaus, resolveu desenvolver um projeto, do Programa Ciência na Escola (PCE), com objetivo de despertar o interesse pela leitura em um grupo de alunos da Escola Estadual Professor Aderson de Menezes.

O objetivo do projeto é unir as habilidades da língua portuguesa, que são oralidade, escrita, leitura e compreensão. “Os cientistas têm algumas dificuldades, dentre elas, agregar todas as habilidades. Queremos que eles compreendam e repassem as informações”, declara.

PROJETO

Como primeiro passo, o grupo realiza por meio do método observacional de que forma os textos jornalísticos eram escritos. “Escolhemos este tipo de texto porque eles são mais compreensíveis para os alunos. Neles é possível perceber a coesão e a coerência”, disse.

Os jovens cientistas apresentam alguns pontos em defasagem, segundo Adeilson, se bons na escrita, não tão bons na apresentação em público. O coordenador do projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado do Amazonas (Fapeam), realizou uma seleção para aprovação dos alunos. Os escolhidos apresentam habilidades nos mais diversos métodos de comunicar.

Desta forma, o coordenador desenvolve um jornal dentro da escola, a qual os alunos são os repórteres. “Vamos falar de assuntos como meio ambiente, educação, cidade, dentre outros assuntos”, declarou Silva. O coordenador e apoio técnico atuarão como editores do jornal.

Outro passo do desenvolvimento do projeto é a realização de oficinas de produção textual, envolvendo aproximadamente 80 alunos. Os repórteres júnior do projeto atuarão como auxiliares e coordenarão os trabalhos.

A motivação para a escolha do tema foi feita a partir da necessidade da escola. Com isso, o coordenador tenta mostrar que leitura, escrita, comunicação e tecnologia podem andar juntas sim. 

Fonte: PCE