Projeto do PCE quer aliar prática da matemática à informática

A matemática como ciência em evolução é fortemente influenciada pela informática como recurso nas investigações e análises numéricas. Foi com base nesse pensamento que os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Tiradentes em conjunto com a professora Silvania Takatani Franco desenvolveram o projeto “Núcleo de Matemática” por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Segundo Takatani, o projeto tem por finalidade a inserção da tecnologia da informática no ambiente de ensino na disciplina matemática, visando à qualificação do estudante e preparando-o para o Ensino Médio, além de proporcionar maior tranquilidade no Ensino Superior.

“A participação dos alunos no projeto irá possibilitar um contato mais aprofundado com a informática e, sobretudo, ter domínio dos conceitos matemáticos estudados em sala de aula e as transformações no pensamento que queremos alcançar”, disse a professora.

O uso da informática nas atividades pedagógicas

O uso cada vez mais intensivo de computadores em educação é concebido pela professora como uma ferramenta de auxílio as suas atividades didático-pedagógicas, como um instrumento de projetos interdisciplinares, participativo e interativo.

 

O contato com a tecnologia da informática possibilita o desenvolvimento de habilidades como: autoconhecimento; autodidatismo; aprendizado de técnicas tecnológicas; experimentação de pesquisa para criação de atividades com a estatística; pesquisa científica e raciocínio lógico qualitativo e quantitativo.

“Atualmente, estamos inseridos num contexto de extrema transformação, onde a concorrência se torna cada vez mais acirrada e como o conhecimento técnico é importante, a tecnologia educacional deve desenvolver habilidades desde criança para o trabalho em rede”, explicou Takatani.

Crescimento educacional

De acordo com a professora, o cenário educacional da Escola Estadual Tiradentes mostra uma forte tendência à crescente inserção dos métodos, técnicas e tecnologias de educação da disciplina de matemática a um sistema integrado de oferta tecnológica, permitindo uma variedade de recursos em ensino-aprendizagem que possibilita os alunos ao acesso da tecnologia adequada.

Além disso, o nível de utilização de um software educativo e o ensino da computação no nível fundamental são aspectos de caráter estratégico para qualquer país em vias de desenvolvimento. No projeto, as atividades serão organizadas de maneira a possibilitar ao aluno um caminho para a construção de seu conhecimento.

“Para o sujeito que aprende, nenhum saber deve ser tomado como pronto e acabado e os softwares educacionais e quaisquer outros recursos utilizados no processo devem facilitar a aprendizagem matemática, propiciando mecanismos para uma boa interação aluno-ambiente e esta é uma teoria que pode ser aplicada em ambientes de aprendizagem mediada por computador”, finalizou a professora.

Etapas do projeto

A meta é até o final de julho fazer a mobilização na escolha de monitores, técnicos, auxiliares e voluntários através de inscrição para a participação e elaborar o planejamento pedagógico-didático na realização de atividades. Ate o final de setembro, realizar minicursos com o uso correto e seguro de equipamento de informática para alunos que não possuem nenhuma habilidade com o sistema tecnológico, além de fazer uma abordagem dos principais objetivos e finalidades para os alunos e técnicos envolvidos no processo de realização do projeto. O projeto será finalizado no mês de dezembro e fará parte da Mostra Pública realizada no final do ano pela FAPEAM e secretarias Estadual e Municipal de Educação, Seduc e Semed.

Sobre o PCE

Esse programa, criado pela FAPEAM, consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotar institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisa de escolas públicas.

Fonte: Agência FAPEAM, por Nefa Costa (Edição: Fábio Guimarães)